AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES.