Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O LÚDICO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: BRINCANDO COM A TEIA ALIMENTAR

Palavra-chaves: METODOLOGIAS LÚDICAS, TEIA ALIMENTAR, JOGO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72808
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => "O LÚDICO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: BRINCANDO COM A TEIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "EMBORA MUITOS ALUNOS TENHAM INTERNALIZADO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR, ENTENDER COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE UMA TEIA E SUAS COMPLEXAS LIGAÇÕES AINDA É UMA PROBLEMÁTICA FREQUENTE. O USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MOSTRA-SE UMA FERRAMENTA INOVADORA E EFICAZ, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS E SEU OBJETO DE ESTUDO, PERMITINDO A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, A APRENDIZAGEM DINÂMICA E PRAZEROSA, COM CONSTRUÇÃO DE VALORES, CAMINHOS E MODELOS MENTAIS ELABORADOS PELO PRÓPRIO DISCENTE. OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO, VERIFICAR A EFICIÊNCIAS E VIABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E ATRAVÉS DISSO, CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. A PESQUISA FOI ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA, EXECUTADAS AO LONGO DE QUATRO AULAS NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2019 COM 14 ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SISTÊMICA E ANALÍTICA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE: PARTICIPAÇÃO; COMPREENSÃO; INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO; CAPACIDADE DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. CONCLUIU-SE QUE O USO DO JOGO COMO METODOLOGIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NA COMPREENSÃO DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR, À MEDIDA QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES TRÓFICAS DE MANEIRA LÚDICA E ATRATIVA, BEM COMO MAIOR PROTAGONISMO, COOPERAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS LÚDICAS, TEIA ALIMENTAR, JOGO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID796_17072020113934.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE GOMES PARNAIBA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GISELE GOMES P. LOPES"
    "autor_email" => "giselegpl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72808
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => "O LÚDICO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: BRINCANDO COM A TEIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "EMBORA MUITOS ALUNOS TENHAM INTERNALIZADO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR, ENTENDER COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE UMA TEIA E SUAS COMPLEXAS LIGAÇÕES AINDA É UMA PROBLEMÁTICA FREQUENTE. O USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MOSTRA-SE UMA FERRAMENTA INOVADORA E EFICAZ, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS E SEU OBJETO DE ESTUDO, PERMITINDO A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, A APRENDIZAGEM DINÂMICA E PRAZEROSA, COM CONSTRUÇÃO DE VALORES, CAMINHOS E MODELOS MENTAIS ELABORADOS PELO PRÓPRIO DISCENTE. OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO, VERIFICAR A EFICIÊNCIAS E VIABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E ATRAVÉS DISSO, CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. A PESQUISA FOI ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA, EXECUTADAS AO LONGO DE QUATRO AULAS NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2019 COM 14 ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SISTÊMICA E ANALÍTICA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE: PARTICIPAÇÃO; COMPREENSÃO; INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO; CAPACIDADE DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. CONCLUIU-SE QUE O USO DO JOGO COMO METODOLOGIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NA COMPREENSÃO DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR, À MEDIDA QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES TRÓFICAS DE MANEIRA LÚDICA E ATRATIVA, BEM COMO MAIOR PROTAGONISMO, COOPERAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS LÚDICAS, TEIA ALIMENTAR, JOGO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID796_17072020113934.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE GOMES PARNAIBA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GISELE GOMES P. LOPES"
    "autor_email" => "giselegpl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

EMBORA MUITOS ALUNOS TENHAM INTERNALIZADO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR, ENTENDER COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE UMA TEIA E SUAS COMPLEXAS LIGAÇÕES AINDA É UMA PROBLEMÁTICA FREQUENTE. O USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MOSTRA-SE UMA FERRAMENTA INOVADORA E EFICAZ, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS E SEU OBJETO DE ESTUDO, PERMITINDO A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, A APRENDIZAGEM DINÂMICA E PRAZEROSA, COM CONSTRUÇÃO DE VALORES, CAMINHOS E MODELOS MENTAIS ELABORADOS PELO PRÓPRIO DISCENTE. OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO, VERIFICAR A EFICIÊNCIAS E VIABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E ATRAVÉS DISSO, CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. A PESQUISA FOI ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA, EXECUTADAS AO LONGO DE QUATRO AULAS NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2019 COM 14 ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SISTÊMICA E ANALÍTICA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE: PARTICIPAÇÃO; COMPREENSÃO; INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO; CAPACIDADE DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. CONCLUIU-SE QUE O USO DO JOGO COMO METODOLOGIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NA COMPREENSÃO DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR, À MEDIDA QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES TRÓFICAS DE MANEIRA LÚDICA E ATRATIVA, BEM COMO MAIOR PROTAGONISMO, COOPERAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.