EMBORA MUITOS ALUNOS TENHAM INTERNALIZADO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR, ENTENDER COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE UMA TEIA E SUAS COMPLEXAS LIGAÇÕES AINDA É UMA PROBLEMÁTICA FREQUENTE. O USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MOSTRA-SE UMA FERRAMENTA INOVADORA E EFICAZ, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS E SEU OBJETO DE ESTUDO, PERMITINDO A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, A APRENDIZAGEM DINÂMICA E PRAZEROSA, COM CONSTRUÇÃO DE VALORES, CAMINHOS E MODELOS MENTAIS ELABORADOS PELO PRÓPRIO DISCENTE. OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO, VERIFICAR A EFICIÊNCIAS E VIABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E ATRAVÉS DISSO, CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. A PESQUISA FOI ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA, EXECUTADAS AO LONGO DE QUATRO AULAS NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2019 COM 14 ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SISTÊMICA E ANALÍTICA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE: PARTICIPAÇÃO; COMPREENSÃO; INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO; CAPACIDADE DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. CONCLUIU-SE QUE O USO DO JOGO COMO METODOLOGIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NA COMPREENSÃO DA TEMÁTICA TEIA ALIMENTAR, À MEDIDA QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES TRÓFICAS DE MANEIRA LÚDICA E ATRATIVA, BEM COMO MAIOR PROTAGONISMO, COOPERAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS.