IDA, Maria et al.. Alfabetização científica no ensino de biologia no ensino médio. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72788>. Acesso em: 05/11/2024 12:12
ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE INVESTIGOU ARTIGOS QUE DISCUTEM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, FOI UTILIZADO O APORTE METODOLÓGICO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL), SEGUNDO KITCHENHAM (2007). A BUSCA SE CONCENTROU EM SEIS PERIÓDICOS DE QUALIS A1, A2 E B1 (ANO DE AVALIAÇÃO 2016), NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENTRE O PERÍODO DE 2011 A 2020. DO TOTAL DE 2.205 ARTIGOS, SOMENTE 2 RESULTADOS ABORDAM O ENSINO DE BIOLOGIA COM A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. EM GERAL, TAIS TRABALHOS DISCUTEM A TEMÁTICA, DE UM LADO COMO PROPOSTAS DE ENSINO POR MEIO DA TECNOLOGIA, POR OUTRO, INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE AC. DIANTE DO PEQUENO NÚMERO DE TRABALHOS ENCONTRADOS COM A TEMÁTICA, O RESULTADO EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE NOVOS TRABALHOS E PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO.