Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO, CIÊNCIAS, REVISÃO SISTEMÁTICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72788
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 712
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE INVESTIGOU ARTIGOS QUE DISCUTEM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, FOI UTILIZADO O APORTE METODOLÓGICO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL), SEGUNDO KITCHENHAM (2007). A BUSCA SE CONCENTROU EM SEIS PERIÓDICOS DE QUALIS A1, A2 E B1 (ANO DE AVALIAÇÃO 2016), NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENTRE O PERÍODO DE 2011 A 2020. DO TOTAL DE 2.205 ARTIGOS, SOMENTE 2 RESULTADOS ABORDAM O ENSINO DE BIOLOGIA COM A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. EM GERAL, TAIS TRABALHOS DISCUTEM A TEMÁTICA, DE UM LADO COMO PROPOSTAS DE ENSINO POR MEIO DA TECNOLOGIA, POR OUTRO, INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE AC. DIANTE DO PEQUENO NÚMERO DE TRABALHOS ENCONTRADOS COM A TEMÁTICA, O RESULTADO EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE NOVOS TRABALHOS E PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, REVISÃO SISTEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID712_16062020234719.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IDA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA"
    "autor_email" => "mariaidalima01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72788
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 712
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE INVESTIGOU ARTIGOS QUE DISCUTEM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, FOI UTILIZADO O APORTE METODOLÓGICO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL), SEGUNDO KITCHENHAM (2007). A BUSCA SE CONCENTROU EM SEIS PERIÓDICOS DE QUALIS A1, A2 E B1 (ANO DE AVALIAÇÃO 2016), NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENTRE O PERÍODO DE 2011 A 2020. DO TOTAL DE 2.205 ARTIGOS, SOMENTE 2 RESULTADOS ABORDAM O ENSINO DE BIOLOGIA COM A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. EM GERAL, TAIS TRABALHOS DISCUTEM A TEMÁTICA, DE UM LADO COMO PROPOSTAS DE ENSINO POR MEIO DA TECNOLOGIA, POR OUTRO, INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE AC. DIANTE DO PEQUENO NÚMERO DE TRABALHOS ENCONTRADOS COM A TEMÁTICA, O RESULTADO EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE NOVOS TRABALHOS E PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, REVISÃO SISTEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID712_16062020234719.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IDA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA"
    "autor_email" => "mariaidalima01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE INVESTIGOU ARTIGOS QUE DISCUTEM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, FOI UTILIZADO O APORTE METODOLÓGICO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL), SEGUNDO KITCHENHAM (2007). A BUSCA SE CONCENTROU EM SEIS PERIÓDICOS DE QUALIS A1, A2 E B1 (ANO DE AVALIAÇÃO 2016), NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENTRE O PERÍODO DE 2011 A 2020. DO TOTAL DE 2.205 ARTIGOS, SOMENTE 2 RESULTADOS ABORDAM O ENSINO DE BIOLOGIA COM A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. EM GERAL, TAIS TRABALHOS DISCUTEM A TEMÁTICA, DE UM LADO COMO PROPOSTAS DE ENSINO POR MEIO DA TECNOLOGIA, POR OUTRO, INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE AC. DIANTE DO PEQUENO NÚMERO DE TRABALHOS ENCONTRADOS COM A TEMÁTICA, O RESULTADO EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE NOVOS TRABALHOS E PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.