O MOVIMENTO DA PESQUISA-FORMA??O ? RECENTE, GANHA ESPA?O EM TRABALHOS VOLTADOS A FORMA??O CONTINUADA, APESAR DE SOFRER CR?TICAS EM RELA??O ? FRAGILIDADE METODOL?GICA, DIANTE DO EXPOSTO, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE A UTILIZA??O DAS HIST?RIAS DE VIDA E NARRATIVAS TEM GANHADO ESPA?O NAS PR?TICAS E REFLEX?ES SOBRE A FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES. NESSE SENTIDO, O TRABALHO AQUI APRESENTADO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CARACTER?STICAS COMO A ABORDAGEM E DISPOSITIVOS DA PESQUISA-FORMA??O. O ESTUDO REALIZADO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. APONTAMOS COMO RESULTADOS: A DIMENS?O COLETIVA DO GRUPO DE PARTICIPANTES DA PESQUISA-FORMA??O, OS RELATOS DE VIDA DOS PROFESSORES COMO FORMA DE TRAZER EXPERI?NCIAS DA FORMA??O PROFISSIONAL. CONCLU?MOS QUE, AS NARRATIVAS, MEMORIAIS E BIOGRAFIAS S?O DISPOSITIVOS QUE ENTRELA?AM A HIST?RIA DE VIDA COM OBJETIVO DO PROFESSOR SE CONHECER E TER EM SUAS EXPERI?NCIAS VIVENCIAIS O FORTALECIMENTO DA PROFISS?O.