REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E O DIREITO HUMANO À SAÚDE
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Nos encontros realizados periodicamente são debatidos, em rodas de conversa, temas relacionados à saúde tendo como base metodológica e referencial teórico os ensinamentos de Paulo Freire. Desta forma, o processo de aprendizagem se inicia a partir das vivências, saberes e práticas dos participantes. Objetivo: Este trabalho buscou realizar uma reflexão, no âmbito do Fórum Permanente de Educação Popular em Saúde da Paraíba, acerca da educação popular em saúde e o conhecimento sobre o direito humano à saúde considerando a diversidade representada pelos integrantes, a vivência dos mesmos e sua inserção no universo de atividades relacionadas à saúde. Metodologia: Durante os debates e rodas de conversa do II Encontro do Fórum Permanente de Educação Popular em Saúde da Paraíba, tendo como base os principais conceitos relacionados ao direito humano à saúde, foram sendo colocadas, de forma interativa, indagações sobre o significado da participação popular, controle social, práticas educativas em saúde e o direito humano à saúde. Foram coletadas informações acerca da educação popular em saúde, mecanismos de participação, compreensão sobre o direito humano à saúde e os desafios para a sua efetivação. Resultados: A partir das respostas apresentadas foi possível identificar o reconhecimento da importância da educação popular em saúde e a visão que a saúde, embora seja um direito, apresenta grandes dificuldades para seu acesso e efetivação, sinalizando a necessidade de mais ações no contexto da participação popular e controle social. 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