A PERSPECTIVA AFROGÊNICA NOS ITENS DE ESPANHOL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) 2010-2019
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Utilizamos como objeto de análise os textos que compõem cada um dos dez itens que apresentam a temática étnico-racial. Resultados apontam que destes dez textos em apenas três é possível observar aspectos de uma perspectiva afrogênica com base na problematização da exploração racial e do trabalho no imaginário cultural; na crítica à exploração humana fundamentada na ideia de raça; e na valorização dos aspectos culturais afrodescendentes como constituintes de uma cultura nacional. Pautamos a análise nos estudos decoloniais (WALSH, 2009; WALSH, 2012; LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; VERONELI, 2015); e em autores que pensam a decolonialidade a partir do Movimento Negro no Brasil como Bernardino-Costa (2018) e Gomes (2018). Além de pesquisadores como Almeida (2018) e Bento (2002) que discutem como a ideia de raça estrutura as relações sociais brasileiras. 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