Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAL ALTERNATIVO :UMA PROPOSTA PARA AULAS PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: MATERIAL ALTERNATIVO, ENSINO DE QUIMICA, EXPERIMENTAÇÃO Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7483
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 776
    "inscrito_id" => 402
    "titulo" => "MATERIAL ALTERNATIVO :UMA PROPOSTA PARA AULAS PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As aulas de química nas escolas públicas estão voltadas praticamente para a aprendizagem mecânica, onde os alunos constroem seus conhecimentos apenas pela transferência de conteúdos pelo o professor em sala de aula e o ensino acaba se tornando um “ensino bancário” no qual o professor deposita os seus conhecimentos nos alunos, não havendo assim uma aprendizagem significativa. No ensino de química, principalmente aquele relacionado aos conteúdos de físico-química, é indispensável à necessidade do auxilio de aulas experimentais para concretizar a aprendizagem dos alunos. O que observamos nas escolas de ensino médio é a exigência a memorização, a falta de aulas experimentais que contribuam com a construção dos conceitos de química e a carência de novas propostas pelos professores e pelas escolas para melhorar o ensino de química. O objetivo deste trabalho é propor atividades experimentais sobre alguns conteúdos que são ministrados no segundo ano do ensino médio, voltados para o cotidiano dos alunos, no qual foi aplicada a prática de soluções e densidade a uma turma do 2° ano do ensino médio da EEEFM. Ademar Veloso da Silveira. Com base nos resultados obtidos, verificamos que as atividades experimentais contribuíram significativamente para aprendizagem dos alunos, onde estes após os experimentos aplicados em sala de aula conseguiram relacionar o ensino de Química com o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "MATERIAL ALTERNATIVO, ENSINO DE QUIMICA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_07_13_idinscrito_402_98fec30ec57980efd1ae52edb377ef99.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALINE CANDIDO DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NATALINE BARBOSA"
    "autor_email" => "natelu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7483
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 776
    "inscrito_id" => 402
    "titulo" => "MATERIAL ALTERNATIVO :UMA PROPOSTA PARA AULAS PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As aulas de química nas escolas públicas estão voltadas praticamente para a aprendizagem mecânica, onde os alunos constroem seus conhecimentos apenas pela transferência de conteúdos pelo o professor em sala de aula e o ensino acaba se tornando um “ensino bancário” no qual o professor deposita os seus conhecimentos nos alunos, não havendo assim uma aprendizagem significativa. No ensino de química, principalmente aquele relacionado aos conteúdos de físico-química, é indispensável à necessidade do auxilio de aulas experimentais para concretizar a aprendizagem dos alunos. O que observamos nas escolas de ensino médio é a exigência a memorização, a falta de aulas experimentais que contribuam com a construção dos conceitos de química e a carência de novas propostas pelos professores e pelas escolas para melhorar o ensino de química. O objetivo deste trabalho é propor atividades experimentais sobre alguns conteúdos que são ministrados no segundo ano do ensino médio, voltados para o cotidiano dos alunos, no qual foi aplicada a prática de soluções e densidade a uma turma do 2° ano do ensino médio da EEEFM. Ademar Veloso da Silveira. Com base nos resultados obtidos, verificamos que as atividades experimentais contribuíram significativamente para aprendizagem dos alunos, onde estes após os experimentos aplicados em sala de aula conseguiram relacionar o ensino de Química com o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "MATERIAL ALTERNATIVO, ENSINO DE QUIMICA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_07_13_idinscrito_402_98fec30ec57980efd1ae52edb377ef99.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALINE CANDIDO DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NATALINE BARBOSA"
    "autor_email" => "natelu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As aulas de química nas escolas públicas estão voltadas praticamente para a aprendizagem mecânica, onde os alunos constroem seus conhecimentos apenas pela transferência de conteúdos pelo o professor em sala de aula e o ensino acaba se tornando um “ensino bancário” no qual o professor deposita os seus conhecimentos nos alunos, não havendo assim uma aprendizagem significativa. No ensino de química, principalmente aquele relacionado aos conteúdos de físico-química, é indispensável à necessidade do auxilio de aulas experimentais para concretizar a aprendizagem dos alunos. O que observamos nas escolas de ensino médio é a exigência a memorização, a falta de aulas experimentais que contribuam com a construção dos conceitos de química e a carência de novas propostas pelos professores e pelas escolas para melhorar o ensino de química. O objetivo deste trabalho é propor atividades experimentais sobre alguns conteúdos que são ministrados no segundo ano do ensino médio, voltados para o cotidiano dos alunos, no qual foi aplicada a prática de soluções e densidade a uma turma do 2° ano do ensino médio da EEEFM. Ademar Veloso da Silveira. Com base nos resultados obtidos, verificamos que as atividades experimentais contribuíram significativamente para aprendizagem dos alunos, onde estes após os experimentos aplicados em sala de aula conseguiram relacionar o ensino de Química com o seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.