Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA

Palavra-chaves: ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍRICA FEMININA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7221
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍRICA FEMININA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_23_34_03_idinscrito_2112_706ccf43d66f63490c56d7eb119129d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7221
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍRICA FEMININA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_23_34_03_idinscrito_2112_706ccf43d66f63490c56d7eb119129d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.