ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7221 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA" "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍRICA FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_23_34_03_idinscrito_2112_706ccf43d66f63490c56d7eb119129d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA" "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7221 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "ENSINO DE POESIA: UMA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO COM VOZES DA LÍRICA FEMININA" "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍRICA FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_23_34_03_idinscrito_2112_706ccf43d66f63490c56d7eb119129d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA" "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }