EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7164 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1508 "inscrito_id" => 3780 "titulo" => "EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)" "resumo" => "Este trabalho surge das pesquisas em andamento para minha dissertação de mestrado em História, pela Universidade Federal da Paraóba (UFPB), dentro da perspectiva da história da educação, com enfoque para o estado da Paraíba. Tem como pretensão perceber as representações do jornal A União no que se refere às práticas educacionais patrióticas disseminadas e intensificadas em virtude da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), especialmente após a entrada do Brasil no confronto, em agosto de 1942. Pesquisando no acervo do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), foi possível perceber as ações do governo de Getúlio Vargas, de caráter nacionalista e ditatorial, visando ao incentivo da população paraibana para o patriotismo necessário ao contexto de guerra por qual passava o país. Entendendo que a educação se dá para além dos espaços formais, o jornal oficial do governo se constituiu como mecanismo formador de opinião e ideias, colaborando fortemente com a construção de uma consciência nacional de incentivo aos pracinhas que se preparavam para o combate. Dentro da perspectiva da História Cultural, a proposta é analisar de que forma o governo brasileiro, através dos periódicos, propagava práticas nacionalistas e divulgava ações pedagógicas de escolas públicas, influenciando a sociedade paraibana para a construção de valores morais e patrióticos. A metodologia utilizada foi a análise de matérias apresentadas nos jornais dentro do recorte temporal estabelecido e o embasamento em bibliografia que tratam da temática. Dialogando com Eric Hobsbawm (1999), Jörn Rüsen (2007), Vânia Cristina da Silva (2011), FONSECA (2006), dentre outros autores que se propõem a discutir a função da educação e seus desdobramentos na vida prática, tornou-se possível a realização desse intento e assim, contribuir com a historiografia da educação na Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NACIONALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_34_44_idinscrito_3780_a6806c98b0f60565a44f21956796a737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVIANA GRANJEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVIANA" "autor_email" => "davianags@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7164 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1508 "inscrito_id" => 3780 "titulo" => "EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)" "resumo" => "Este trabalho surge das pesquisas em andamento para minha dissertação de mestrado em História, pela Universidade Federal da Paraóba (UFPB), dentro da perspectiva da história da educação, com enfoque para o estado da Paraíba. Tem como pretensão perceber as representações do jornal A União no que se refere às práticas educacionais patrióticas disseminadas e intensificadas em virtude da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), especialmente após a entrada do Brasil no confronto, em agosto de 1942. Pesquisando no acervo do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), foi possível perceber as ações do governo de Getúlio Vargas, de caráter nacionalista e ditatorial, visando ao incentivo da população paraibana para o patriotismo necessário ao contexto de guerra por qual passava o país. Entendendo que a educação se dá para além dos espaços formais, o jornal oficial do governo se constituiu como mecanismo formador de opinião e ideias, colaborando fortemente com a construção de uma consciência nacional de incentivo aos pracinhas que se preparavam para o combate. Dentro da perspectiva da História Cultural, a proposta é analisar de que forma o governo brasileiro, através dos periódicos, propagava práticas nacionalistas e divulgava ações pedagógicas de escolas públicas, influenciando a sociedade paraibana para a construção de valores morais e patrióticos. A metodologia utilizada foi a análise de matérias apresentadas nos jornais dentro do recorte temporal estabelecido e o embasamento em bibliografia que tratam da temática. Dialogando com Eric Hobsbawm (1999), Jörn Rüsen (2007), Vânia Cristina da Silva (2011), FONSECA (2006), dentre outros autores que se propõem a discutir a função da educação e seus desdobramentos na vida prática, tornou-se possível a realização desse intento e assim, contribuir com a historiografia da educação na Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NACIONALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_34_44_idinscrito_3780_a6806c98b0f60565a44f21956796a737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVIANA GRANJEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVIANA" "autor_email" => "davianags@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }