CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7007 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 868 "inscrito_id" => 2286 "titulo" => "CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Resumo:O presente trabalho vem abordar a concepção de educação do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-18040), tendo como analise sua obra “sobre a pedagogia”, publicada um ano antes de sua morte, em 1803. Uma obra de grande importância sobre educação, onde Kant afirma que é a educação que transforma o homem, pois ela é o instrumento que o torna humano, que é responsável por “transformar sua animalidade em humanidade”. A educação nesta perspectiva não é vista apenas como formadora do homem civil, mas também do homem moral, um homem universal. Assim, Kant revela um olhar atento ao papel da educação e à sua importância na formação de uma sociedade melhor. O presente trabalho, além de abordar a pedagogia de Kant, seus conceitos principais, faz também uma abordagem da formação dos professores, que mantém relação com a obra, pois segundo o filósofo a transformação do homem não se dá somente por uma simples vontade, mas pela “ajuda de outrem”. O filosofo afirma também que uma geração é responsável por educar a outra, e educa-la da melhor forma. E são os professores um dos responsáveis pela educação, que tem como dever fazer ascender no aluno o espírito de transformação, formando assim seres sociais, mas que às vezes, através de uma má formação, estão sendo apenas reprodutores de técnicas para o trabalho, eliminando assim o homem universal proposto por Kant. A partir da exposição da concepção de educação deste filósofo, o trabalho em questão apresenta também a importância dessa pedagogia hoje, na educação, bem como o papel do professor no trajeto educacional do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_49_02_idinscrito_2286_127ee53caf97fc9829e78c84038d04a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7007 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 868 "inscrito_id" => 2286 "titulo" => "CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Resumo:O presente trabalho vem abordar a concepção de educação do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-18040), tendo como analise sua obra “sobre a pedagogia”, publicada um ano antes de sua morte, em 1803. Uma obra de grande importância sobre educação, onde Kant afirma que é a educação que transforma o homem, pois ela é o instrumento que o torna humano, que é responsável por “transformar sua animalidade em humanidade”. A educação nesta perspectiva não é vista apenas como formadora do homem civil, mas também do homem moral, um homem universal. Assim, Kant revela um olhar atento ao papel da educação e à sua importância na formação de uma sociedade melhor. O presente trabalho, além de abordar a pedagogia de Kant, seus conceitos principais, faz também uma abordagem da formação dos professores, que mantém relação com a obra, pois segundo o filósofo a transformação do homem não se dá somente por uma simples vontade, mas pela “ajuda de outrem”. O filosofo afirma também que uma geração é responsável por educar a outra, e educa-la da melhor forma. E são os professores um dos responsáveis pela educação, que tem como dever fazer ascender no aluno o espírito de transformação, formando assim seres sociais, mas que às vezes, através de uma má formação, estão sendo apenas reprodutores de técnicas para o trabalho, eliminando assim o homem universal proposto por Kant. A partir da exposição da concepção de educação deste filósofo, o trabalho em questão apresenta também a importância dessa pedagogia hoje, na educação, bem como o papel do professor no trajeto educacional do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_49_02_idinscrito_2286_127ee53caf97fc9829e78c84038d04a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }