ALFABETIZANDO E LETRANDO TURMA DE 5º ANO POR MEIO DE PROJETO DIDÁTICO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DO PIBID
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6879 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "ALFABETIZANDO E LETRANDO TURMA DE 5º ANO POR MEIO DE PROJETO DIDÁTICO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de campina Grande-PB em turmas de 5º ano. Assim, objetiva-se narrar como vem se dando esse processo e refletir sobre a sua influência na formação de estudantes de Pedagogia. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, seguidas pela descrição de atividades realizadas, destacando, entre estas, um projeto de leitura, realizado com a finalidade de promover o letramento e alfabetização das crianças. No dia 14 de março de 2014, foram iniciadas as atividades de prática docente referidas pelo PIBID. Nossa primeira atuação foi de observação para o reconhecimento da escola e dos docentes, logo após o essas observações fomos apresentadas a turma do 5º ano que nos recebeu com muita alegria. Seguindo a orientação da professora supervisora e de acordo com o planejamento da escola fizemos uma avaliação diagnóstica. Para nossa surpresa em uma turma de 5º ano com trinta e dois alunos, oito não sabem ler nem escrever e os vinte quatro escreve e ler com muita dificuldades. Depois dessa avaliação decidimos nesse mesmo mês dar continuidade a um projeto de leitura já existente na escola, intitulado: “Ler para conhecer e transformar”, o mesmo foi iniciado na turma da EJA e ampliado para as turmas regulares, com objetivo de formar leitores autônomos. A metodologia para aplicação do projeto “Ler para conhecer e transformar” constitui-se em atividades que privilegiaram a interdisciplinaridade, uma vez que é considerados aspectos relacionados à língua portuguesa, a matemática, história, ciências e artes. Ao longo do desenvolvimento do projeto há um acompanhamento individual a fim de detectar a carência do aluno em relação à leitura, buscando estimulá-lo na construção do seu próprio conhecimento. Esse projeto que estar sendo executado em turmas de 5º ano, não visa apenas o processo de alfabetização, visto que oito alunos ainda não são alfabetizados, mas também a possibilidade de inserção e participação ativa de alunos na cultura da leitura e da escrita, na produção e compreensão de diferentes gêneros textuais. Uma vez que o Projeto e o subprojeto se encontram em andamento, esse processo ainda não foi concluído, mais já objetivamos resultados como: dos oito alunos que não sabem ler e escrever que consigam fazê-lo como esperado, acompanhando os colegas. E os vinte quatro que estão com dificuldades na leitura e escrita evoluam e passem a ter gosto pela mesma. Desta forma entendemos que está sendo alcançada a finalidade do Programa de promover a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_07_2014_18_04_44_idinscrito_169_399edbe04db3db59a6f3289547d1242d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6879 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "ALFABETIZANDO E LETRANDO TURMA DE 5º ANO POR MEIO DE PROJETO DIDÁTICO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de campina Grande-PB em turmas de 5º ano. Assim, objetiva-se narrar como vem se dando esse processo e refletir sobre a sua influência na formação de estudantes de Pedagogia. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, seguidas pela descrição de atividades realizadas, destacando, entre estas, um projeto de leitura, realizado com a finalidade de promover o letramento e alfabetização das crianças. No dia 14 de março de 2014, foram iniciadas as atividades de prática docente referidas pelo PIBID. Nossa primeira atuação foi de observação para o reconhecimento da escola e dos docentes, logo após o essas observações fomos apresentadas a turma do 5º ano que nos recebeu com muita alegria. Seguindo a orientação da professora supervisora e de acordo com o planejamento da escola fizemos uma avaliação diagnóstica. Para nossa surpresa em uma turma de 5º ano com trinta e dois alunos, oito não sabem ler nem escrever e os vinte quatro escreve e ler com muita dificuldades. Depois dessa avaliação decidimos nesse mesmo mês dar continuidade a um projeto de leitura já existente na escola, intitulado: “Ler para conhecer e transformar”, o mesmo foi iniciado na turma da EJA e ampliado para as turmas regulares, com objetivo de formar leitores autônomos. A metodologia para aplicação do projeto “Ler para conhecer e transformar” constitui-se em atividades que privilegiaram a interdisciplinaridade, uma vez que é considerados aspectos relacionados à língua portuguesa, a matemática, história, ciências e artes. Ao longo do desenvolvimento do projeto há um acompanhamento individual a fim de detectar a carência do aluno em relação à leitura, buscando estimulá-lo na construção do seu próprio conhecimento. Esse projeto que estar sendo executado em turmas de 5º ano, não visa apenas o processo de alfabetização, visto que oito alunos ainda não são alfabetizados, mas também a possibilidade de inserção e participação ativa de alunos na cultura da leitura e da escrita, na produção e compreensão de diferentes gêneros textuais. Uma vez que o Projeto e o subprojeto se encontram em andamento, esse processo ainda não foi concluído, mais já objetivamos resultados como: dos oito alunos que não sabem ler e escrever que consigam fazê-lo como esperado, acompanhando os colegas. E os vinte quatro que estão com dificuldades na leitura e escrita evoluam e passem a ter gosto pela mesma. Desta forma entendemos que está sendo alcançada a finalidade do Programa de promover a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_07_2014_18_04_44_idinscrito_169_399edbe04db3db59a6f3289547d1242d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }