PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7815 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 5028 "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA" "resumo" => "A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_45_14_idinscrito_5028_b55115bcf5112923d069ca8cf52a0aaf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDILSON SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILSON" "autor_email" => "fraedilsonm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7815 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 5028 "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA" "resumo" => "A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_45_14_idinscrito_5028_b55115bcf5112923d069ca8cf52a0aaf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDILSON SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILSON" "autor_email" => "fraedilsonm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }