Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7815
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 5028
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA"
    "resumo" => "A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_45_14_idinscrito_5028_b55115bcf5112923d069ca8cf52a0aaf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDILSON SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON"
    "autor_email" => "fraedilsonm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7815
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 5028
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: OLHARES DISCENTES SOBRE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID UVA"
    "resumo" => "A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_45_14_idinscrito_5028_b55115bcf5112923d069ca8cf52a0aaf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDILSON SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON"
    "autor_email" => "fraedilsonm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A formação acadêmica desenvolvida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID gera perspectivas, que dialogam com a realidade das escolas, promovendo maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores para a educação básica, como defendem GUIOMAR NAMO DE MELLO (1999) e SELMA GARRIDO PIMENTA (2006). O programa estimula também os graduandos bolsistas a refletirem sobre questões do universo educacional tornando-os mais críticos e capazes de formar opiniões válidas, conforme ANTONIO NÓVOA (1992). Promove novo olhar sobre habilidades e competências docentes, na perspectiva de PHILIPPE PERRENAUD (2000), que são formadas, inclusive, no convívio com a realidade da escola básica. Isso possibilita aos futuros professores um conhecimento prévio importante, enquanto lhes fornece meios próprios de aprendizagem do ofício docente. O presente estudo objetiva discutir procedimentos adotados no Subprojeto de Língua Portuguesa, integrado ao PIBID, que em 2014, desenvolve-se na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – CE. Essa discussão subsidia-se em pesquisa teórica e prática, do tipo relato de experiências. Toma como parâmetros para análise da questão as novas proposições feitas à formação inicial de professores e à educação básica, bem como os objetivos do PIBID. Com base nesses parâmetros, pretende-se identificar inovações educacionais que são subsidiadas à formação inicial do professor de Língua Portuguesa pelo aludido subprojeto. Espera-se que os resultados do estudo possam manter aberta a discussão sobre o assunto e suas temáticas, especialmente a partir de sua divulgação no meio da comunidade acadêmica. Portanto, é relevante abordar que os futuros professores, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID podem contribuir para a formação de profissionais qualificados da educação como também cidadãos críticos e formadores de opinião.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.