Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUACAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PENSE VERDE, PENSE LIMPO! NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROJETO, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7122
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "EDUACAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PENSE VERDE, PENSE LIMPO! NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Integrar um projeto em Educação Ambiental (EA) no âmbito da Educação Básica, possibilita o desenvolvimento de uma consciência cidadã, que estimula o educando a uma reflexão sobre suas ações cotidianas, levando-o a se responsabilizar pela manutenção e conservação dos espaços naturais e artificiais onde quer que esteja. Nessa perspectiva o projeto Pense Verde, Pense Limpo! Vem sendo desenvolvido na EEEFM Ademar Veloso da Silveira  há quatro anos, através de diferentes ações cujas metodologias se caracterizam por integrar o estudante na realização de tarefas como plantio de horta, diagnóstico de degradação ambiental do açude de Bodocongó, construção de murais sobre impactos e soluções ambientais, oficinas de reutilização de sucatas, construção de paródias, construção de cartazes com dicas de Educação Ambiental, participação em mostras pedagógicas na escola dentre outras. Essas ações se constituem em ferramentas que podem promover no educando uma nova maneira de ser e agir no mundo, podendo também colaborar com a transformação de outros estudantes através do exemplo dado pelos que praticam as ações do projeto. No contexto de realização desse projeto de EA podemos perceber que os estudantes participantes passam a ter um maior compromisso com a preservação do ambiente escolar e segundo relatos também ficam mais atentos no cuidado com outros ambientes. Isso mostra que o trabalho com EA realizado na escola tem grande importância para a formação do educando num sentido mais amplo de sua vida em sociedade. O êxito num trabalho dessa natureza reforça a motivação profissional para o contínuo trabalho com EA no ambiente da Educação Básica, que tem importante contribuição nas escolhas pessoais e profissionais dos jovens em formação, que através de atitudes cidadãs podem vir a contribuir para uma sociedade mais sustentável, ética e produtiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROJETO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_12_14_52_idinscrito_222_8bf4877f61901184b2ce35037b40cd1a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO JERONYMO LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO JERONYMO"
    "autor_email" => "msjeronymo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "EEEFM ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7122
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "EDUACAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PENSE VERDE, PENSE LIMPO! NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Integrar um projeto em Educação Ambiental (EA) no âmbito da Educação Básica, possibilita o desenvolvimento de uma consciência cidadã, que estimula o educando a uma reflexão sobre suas ações cotidianas, levando-o a se responsabilizar pela manutenção e conservação dos espaços naturais e artificiais onde quer que esteja. Nessa perspectiva o projeto Pense Verde, Pense Limpo! Vem sendo desenvolvido na EEEFM Ademar Veloso da Silveira  há quatro anos, através de diferentes ações cujas metodologias se caracterizam por integrar o estudante na realização de tarefas como plantio de horta, diagnóstico de degradação ambiental do açude de Bodocongó, construção de murais sobre impactos e soluções ambientais, oficinas de reutilização de sucatas, construção de paródias, construção de cartazes com dicas de Educação Ambiental, participação em mostras pedagógicas na escola dentre outras. Essas ações se constituem em ferramentas que podem promover no educando uma nova maneira de ser e agir no mundo, podendo também colaborar com a transformação de outros estudantes através do exemplo dado pelos que praticam as ações do projeto. No contexto de realização desse projeto de EA podemos perceber que os estudantes participantes passam a ter um maior compromisso com a preservação do ambiente escolar e segundo relatos também ficam mais atentos no cuidado com outros ambientes. Isso mostra que o trabalho com EA realizado na escola tem grande importância para a formação do educando num sentido mais amplo de sua vida em sociedade. O êxito num trabalho dessa natureza reforça a motivação profissional para o contínuo trabalho com EA no ambiente da Educação Básica, que tem importante contribuição nas escolhas pessoais e profissionais dos jovens em formação, que através de atitudes cidadãs podem vir a contribuir para uma sociedade mais sustentável, ética e produtiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROJETO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_12_14_52_idinscrito_222_8bf4877f61901184b2ce35037b40cd1a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO JERONYMO LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO JERONYMO"
    "autor_email" => "msjeronymo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "EEEFM ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Integrar um projeto em Educação Ambiental (EA) no âmbito da Educação Básica, possibilita o desenvolvimento de uma consciência cidadã, que estimula o educando a uma reflexão sobre suas ações cotidianas, levando-o a se responsabilizar pela manutenção e conservação dos espaços naturais e artificiais onde quer que esteja. Nessa perspectiva o projeto Pense Verde, Pense Limpo! Vem sendo desenvolvido na EEEFM Ademar Veloso da Silveira há quatro anos, através de diferentes ações cujas metodologias se caracterizam por integrar o estudante na realização de tarefas como plantio de horta, diagnóstico de degradação ambiental do açude de Bodocongó, construção de murais sobre impactos e soluções ambientais, oficinas de reutilização de sucatas, construção de paródias, construção de cartazes com dicas de Educação Ambiental, participação em mostras pedagógicas na escola dentre outras. Essas ações se constituem em ferramentas que podem promover no educando uma nova maneira de ser e agir no mundo, podendo também colaborar com a transformação de outros estudantes através do exemplo dado pelos que praticam as ações do projeto. No contexto de realização desse projeto de EA podemos perceber que os estudantes participantes passam a ter um maior compromisso com a preservação do ambiente escolar e segundo relatos também ficam mais atentos no cuidado com outros ambientes. Isso mostra que o trabalho com EA realizado na escola tem grande importância para a formação do educando num sentido mais amplo de sua vida em sociedade. O êxito num trabalho dessa natureza reforça a motivação profissional para o contínuo trabalho com EA no ambiente da Educação Básica, que tem importante contribuição nas escolhas pessoais e profissionais dos jovens em formação, que através de atitudes cidadãs podem vir a contribuir para uma sociedade mais sustentável, ética e produtiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.