CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6993 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA" "resumo" => "A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_07_28_idinscrito_4409_873c380fb73cf4b59564aba5b2dd111d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANI SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANI SANTANA" "autor_email" => "tatianisantana@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6993 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA" "resumo" => "A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_07_28_idinscrito_4409_873c380fb73cf4b59564aba5b2dd111d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANI SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANI SANTANA" "autor_email" => "tatianisantana@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }