ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6957 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 835 "inscrito_id" => 4194 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE." "resumo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "BULLYING, PROFESSOR, COMBATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_18_31_idinscrito_4194_34224d093257005e6ed037f6373dcab7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARTIRA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BARTIRA SILVA" "autor_email" => "bartira.araujo.silva@gmai" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6957 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 835 "inscrito_id" => 4194 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATE." "resumo" => "ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA: PREVENÇÃO E COMBATEAutora: Bartira Araújo da Silva Faculdades Integradas de Patos- FIPBartira.araujo.silva@gmail.comCoautoraProf.ª Ms.Maria do Socorro de Lucena SilvaFaculdades Integradas de Patos-FIPmaryhelpbrim@bol.com.brRESUMOO bullying tem sido um dos temas mais discutidos nas esferas educacionais. Segundo Fante (2005) mostra que é visível através de práticas cotidianas voltadas às brincadeiras e situações de baixo calão. Atinge seus receptores e estão presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que, esses receptores sofrem seja ,no âmbito afetivo ou na aprendizagem. O bullying tem sido um dos fenômenos que tem implicado dificuldades e desafios na prática pedagógica do contexto escolar. Desafios porque a escola, na maioria das vezes, não sabe como agir diante de práticas como apelidos, pancadaria e falta de respeito á diversidade por parte dos alunos. Quanto ás dificuldades diz respeito á evasão escolar, pois dos muitos alunos vítimas do bullying vão embora da escola,não mais voltando ,vê-se também as dificuldades quanto á aquisição da aprendizagem, o aluno vítima de tal atitude passa não mais ter atenção e interesse pelo estudo. Vale destacar que as referidas práticas acontecem tanto na escola pública, como na escola privada e não se escolhe etnia,religião,estatura,classe social,acontece com qualquer um aluno.Em algumas escolas despontam sinais de interesse ,por parte dos professores e gestores em prevenir e combater o referido fenômeno através de atividades didáticos pedagógicas como projetos ,oficinas pedagógicas,gincanas,feiras de ciências ,entre outras. Palavras –chaves : Bullying, Professor , combate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "BULLYING, PROFESSOR, COMBATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_18_31_idinscrito_4194_34224d093257005e6ed037f6373dcab7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARTIRA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BARTIRA SILVA" "autor_email" => "bartira.araujo.silva@gmai" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }