Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO

Palavra-chaves: ENSINO PRÁTICO, CIÊNCIAS., QUÍMICA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO., Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO" "resumo" => "O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS.O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO PRÁTICO, CIÊNCIAS., QUÍMICA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5730_28082020215818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mariocarter1294@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "5f5bc5d313bb7_11092020_154539.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO" "resumo" => "O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS.O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO PRÁTICO, CIÊNCIAS., QUÍMICA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5730_28082020215818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mariocarter1294@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "5f5bc5d313bb7_11092020_154539.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.