Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ÉTICA COMO CONHECIMENTO ESCOLAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo a investigação de conteúdos sobre ética apresentados em livros didáticos de filosofia utilizados na rede pública estadual da Paraíba. Questionamos sobre os conteúdos de ética propostos nos livros didáticos de Filosofia para o ensino médio, ao indagarmos se estes oferecem meios eficientes para aprimorar a capacidade de reflexão, no tocante ao conhecimento do ser para a construção daquilo que deve ser. Questionamos, também, se a aquisição de noções introdutórias de ética e moral, aliada a certas habilidades intelectuais, oferece ao estudante condições para ampliar sua compreensão de relativismo e objetivismo ético, e contribui para o amadurecimento de certas concepções, valores, decisões, bem como emitir juízos mais bem fundamentados sobre os dilemas com que vier a se defrontar. Compreendemos que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Foram analisados conteúdos de ética em livros didáticos e identificados métodos de apresentação dos conteúdos programáticos da filosofia visando o despertar da reflexão filosófica no estudante. A pesquisa documental de investigação de conteúdos de ética foi desenvolvida com a consulta em livros didáticos indicados pela Secretaria de Educação Estadual utilizados no ano de 2012 no ensino médio, dos seguintes autores: Marilena Chauí; Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Pires Martins; Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes. Ao serem apontados os conteúdos de ética nos livro didáticos foram identificados. Apresentamos aos professores de filosofia do ensino médio um resumo de conteúdos de ética nos textos didáticos pesquisados e apontamos trilhas de pensamento reflexivo que foram reveladas pela pesquisa documental, característica fundamental da filosofia que é a de educar para a reflexão e para o debate.

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