Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO A CONSTRUIR

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, HISTÓRIA, TEXTO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6911
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1795
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR"
    "resumo" => """
      APRENDENDO A CONSTRUIR\r\n
                                                                                                          Helena Cristina Moura Pereira.\r\n
                                                                                                   helenacristinatavares@gmail.com\r\n
      O estudo, foi realizado de forma vertical, em duas escolas do município de Cuité-Pb, com alunos do 3º ano do ensino fundamental,  com faixa etária heterogênea, trabalhando com os alunos a escrita verbal e não verbal, através de contação de história e produção textual. Objetivando-se desenvolver nos alunos a capacidade de escrita, através de produção de texto. Para o trabalho utilizou-se um livro intitulado: Mariel e Sua História, contendo um texto com paginas ilustrativas; a historia foi contada pelo aplicador aos alunos de forma dinâmica e criativa, os quais ouviam a leitura; após a mesma, o aplicador pediu para que os alunos produzissem a sua própria história em escrita e gravuras de forma livre, foi disponibilizado para cada aluno um painel de tecido, lápis, canetas e tintas em diversas cores. Os resultados encontrados foram, para a escola A, 22 alunos que participaram, 21 produziram o texto como foi pedido em escrita e gravuras, ficando apenas 01 produzindo apenas a gravura; já na escola B, foi entregue 22 painéis aos alunos, dos quais 10 alunos produziram o material solicitado em escrita e gravura, ficando 12 apenas com gravuras. O trabalho revela que, os alunos da escoa A encontram-se em um processo de alfabetização mais avançado, com capacidade criadora de entendimento e percepção textual bem trabalhada, de acordo com os que são preconizados pelo Sistema Brasileiro de Educação. Os alunos da escola B, encontram-se parcialmente alfabetizados, com uma produção textual pouco elaborada, mas no que se refere a criação ou gravuras todos obtiveram resposta significativa. No entanto, ha necessidade de se trabalhar mais efetivamente a escola B, mostrando assim que os alunos ainda estão em um processo pré-silábico primitivo, necessitando assim de uma maior ação praxis por parte dos formadores. Portanto, trabalhar a produção textual de forma lúdica poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HISTÓRIA, TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_43_47_idinscrito_1874_dc7b36c9fbbf57b6978062ba9cf228b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA CRISTINA MOURA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELENA CRISTINA."
    "autor_email" => "helenacristinatavares@gma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6911
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1795
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR"
    "resumo" => """
      APRENDENDO A CONSTRUIR\r\n
                                                                                                          Helena Cristina Moura Pereira.\r\n
                                                                                                   helenacristinatavares@gmail.com\r\n
      O estudo, foi realizado de forma vertical, em duas escolas do município de Cuité-Pb, com alunos do 3º ano do ensino fundamental,  com faixa etária heterogênea, trabalhando com os alunos a escrita verbal e não verbal, através de contação de história e produção textual. Objetivando-se desenvolver nos alunos a capacidade de escrita, através de produção de texto. Para o trabalho utilizou-se um livro intitulado: Mariel e Sua História, contendo um texto com paginas ilustrativas; a historia foi contada pelo aplicador aos alunos de forma dinâmica e criativa, os quais ouviam a leitura; após a mesma, o aplicador pediu para que os alunos produzissem a sua própria história em escrita e gravuras de forma livre, foi disponibilizado para cada aluno um painel de tecido, lápis, canetas e tintas em diversas cores. Os resultados encontrados foram, para a escola A, 22 alunos que participaram, 21 produziram o texto como foi pedido em escrita e gravuras, ficando apenas 01 produzindo apenas a gravura; já na escola B, foi entregue 22 painéis aos alunos, dos quais 10 alunos produziram o material solicitado em escrita e gravura, ficando 12 apenas com gravuras. O trabalho revela que, os alunos da escoa A encontram-se em um processo de alfabetização mais avançado, com capacidade criadora de entendimento e percepção textual bem trabalhada, de acordo com os que são preconizados pelo Sistema Brasileiro de Educação. Os alunos da escola B, encontram-se parcialmente alfabetizados, com uma produção textual pouco elaborada, mas no que se refere a criação ou gravuras todos obtiveram resposta significativa. No entanto, ha necessidade de se trabalhar mais efetivamente a escola B, mostrando assim que os alunos ainda estão em um processo pré-silábico primitivo, necessitando assim de uma maior ação praxis por parte dos formadores. Portanto, trabalhar a produção textual de forma lúdica poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HISTÓRIA, TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_43_47_idinscrito_1874_dc7b36c9fbbf57b6978062ba9cf228b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA CRISTINA MOURA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELENA CRISTINA."
    "autor_email" => "helenacristinatavares@gma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

APRENDENDO A CONSTRUIR Helena Cristina Moura Pereira. helenacristinatavares@gmail.com O estudo, foi realizado de forma vertical, em duas escolas do município de Cuité-Pb, com alunos do 3º ano do ensino fundamental, com faixa etária heterogênea, trabalhando com os alunos a escrita verbal e não verbal, através de contação de história e produção textual. Objetivando-se desenvolver nos alunos a capacidade de escrita, através de produção de texto. Para o trabalho utilizou-se um livro intitulado: Mariel e Sua História, contendo um texto com paginas ilustrativas; a historia foi contada pelo aplicador aos alunos de forma dinâmica e criativa, os quais ouviam a leitura; após a mesma, o aplicador pediu para que os alunos produzissem a sua própria história em escrita e gravuras de forma livre, foi disponibilizado para cada aluno um painel de tecido, lápis, canetas e tintas em diversas cores. Os resultados encontrados foram, para a escola A, 22 alunos que participaram, 21 produziram o texto como foi pedido em escrita e gravuras, ficando apenas 01 produzindo apenas a gravura; já na escola B, foi entregue 22 painéis aos alunos, dos quais 10 alunos produziram o material solicitado em escrita e gravura, ficando 12 apenas com gravuras. O trabalho revela que, os alunos da escoa A encontram-se em um processo de alfabetização mais avançado, com capacidade criadora de entendimento e percepção textual bem trabalhada, de acordo com os que são preconizados pelo Sistema Brasileiro de Educação. Os alunos da escola B, encontram-se parcialmente alfabetizados, com uma produção textual pouco elaborada, mas no que se refere a criação ou gravuras todos obtiveram resposta significativa. No entanto, ha necessidade de se trabalhar mais efetivamente a escola B, mostrando assim que os alunos ainda estão em um processo pré-silábico primitivo, necessitando assim de uma maior ação praxis por parte dos formadores. Portanto, trabalhar a produção textual de forma lúdica poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.