APRENDENDO A CONSTRUIR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6911 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1795 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR" "resumo" => """ APRENDENDO A CONSTRUIR\r\n Helena Cristina Moura Pereira.\r\n helenacristinatavares@gmail.com\r\n O estudo, foi realizado de forma vertical, em duas escolas do município de Cuité-Pb, com alunos do 3º ano do ensino fundamental, com faixa etária heterogênea, trabalhando com os alunos a escrita verbal e não verbal, através de contação de história e produção textual. Objetivando-se desenvolver nos alunos a capacidade de escrita, através de produção de texto. Para o trabalho utilizou-se um livro intitulado: Mariel e Sua História, contendo um texto com paginas ilustrativas; a historia foi contada pelo aplicador aos alunos de forma dinâmica e criativa, os quais ouviam a leitura; após a mesma, o aplicador pediu para que os alunos produzissem a sua própria história em escrita e gravuras de forma livre, foi disponibilizado para cada aluno um painel de tecido, lápis, canetas e tintas em diversas cores. Os resultados encontrados foram, para a escola A, 22 alunos que participaram, 21 produziram o texto como foi pedido em escrita e gravuras, ficando apenas 01 produzindo apenas a gravura; já na escola B, foi entregue 22 painéis aos alunos, dos quais 10 alunos produziram o material solicitado em escrita e gravura, ficando 12 apenas com gravuras. O trabalho revela que, os alunos da escoa A encontram-se em um processo de alfabetização mais avançado, com capacidade criadora de entendimento e percepção textual bem trabalhada, de acordo com os que são preconizados pelo Sistema Brasileiro de Educação. Os alunos da escola B, encontram-se parcialmente alfabetizados, com uma produção textual pouco elaborada, mas no que se refere a criação ou gravuras todos obtiveram resposta significativa. No entanto, ha necessidade de se trabalhar mais efetivamente a escola B, mostrando assim que os alunos ainda estão em um processo pré-silábico primitivo, necessitando assim de uma maior ação praxis por parte dos formadores. Portanto, trabalhar a produção textual de forma lúdica poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HISTÓRIA, TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_43_47_idinscrito_1874_dc7b36c9fbbf57b6978062ba9cf228b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA CRISTINA MOURA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HELENA CRISTINA." "autor_email" => "helenacristinatavares@gma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6911 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1795 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR" "resumo" => """ APRENDENDO A CONSTRUIR\r\n Helena Cristina Moura Pereira.\r\n helenacristinatavares@gmail.com\r\n O estudo, foi realizado de forma vertical, em duas escolas do município de Cuité-Pb, com alunos do 3º ano do ensino fundamental, com faixa etária heterogênea, trabalhando com os alunos a escrita verbal e não verbal, através de contação de história e produção textual. Objetivando-se desenvolver nos alunos a capacidade de escrita, através de produção de texto. Para o trabalho utilizou-se um livro intitulado: Mariel e Sua História, contendo um texto com paginas ilustrativas; a historia foi contada pelo aplicador aos alunos de forma dinâmica e criativa, os quais ouviam a leitura; após a mesma, o aplicador pediu para que os alunos produzissem a sua própria história em escrita e gravuras de forma livre, foi disponibilizado para cada aluno um painel de tecido, lápis, canetas e tintas em diversas cores. Os resultados encontrados foram, para a escola A, 22 alunos que participaram, 21 produziram o texto como foi pedido em escrita e gravuras, ficando apenas 01 produzindo apenas a gravura; já na escola B, foi entregue 22 painéis aos alunos, dos quais 10 alunos produziram o material solicitado em escrita e gravura, ficando 12 apenas com gravuras. O trabalho revela que, os alunos da escoa A encontram-se em um processo de alfabetização mais avançado, com capacidade criadora de entendimento e percepção textual bem trabalhada, de acordo com os que são preconizados pelo Sistema Brasileiro de Educação. Os alunos da escola B, encontram-se parcialmente alfabetizados, com uma produção textual pouco elaborada, mas no que se refere a criação ou gravuras todos obtiveram resposta significativa. No entanto, ha necessidade de se trabalhar mais efetivamente a escola B, mostrando assim que os alunos ainda estão em um processo pré-silábico primitivo, necessitando assim de uma maior ação praxis por parte dos formadores. Portanto, trabalhar a produção textual de forma lúdica poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HISTÓRIA, TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_43_47_idinscrito_1874_dc7b36c9fbbf57b6978062ba9cf228b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA CRISTINA MOURA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HELENA CRISTINA." "autor_email" => "helenacristinatavares@gma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }