A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO: “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6827 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1872 "inscrito_id" => 33293 "titulo" => "A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO: “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS" "resumo" => "Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar. A relação entre as variáveis associadas ao stress e as alterações no bem-estar, estado de saúde dos indivíduos e outras doenças decorrentes do stress, tem sido estudadas ao longo de varias décadas, tendo em vista que o stress traz consigo o aparecimento de diversas doenças, como: obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Baseando-se nessas questões o presente projeto “NO STRESS – DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS”, foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente os educandos e a comunidade escolar nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Buscou-se dessa forma, oferecer aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, um maior conhecimento a respeito do tema e estimulá-los a levar esta problemática do STRESS e suas complicações à comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam o fato de os alunos sentirem-se parte integrante do ambiente escolar, sentirem-se sujeitos e não expectadores do processo de ensino-aprendizagem, assim são incentivados a sempre desenvolverem seu senso crítico e colaborador. Eles puderam perceber seu potencial e capacidade de interagir com a escola e com a comunidade e esse fato associa-se também à valorização humana e a transformação dos modos de relação dos seres humanos com o seu semelhante, princípios essenciais da educação para promoção da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, STRESS, DOENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_22_43_idinscrito_33293_8d4fd8d52b47c248d818a9c7a897cc3d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6827 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1872 "inscrito_id" => 33293 "titulo" => "A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO: “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS" "resumo" => "Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar. A relação entre as variáveis associadas ao stress e as alterações no bem-estar, estado de saúde dos indivíduos e outras doenças decorrentes do stress, tem sido estudadas ao longo de varias décadas, tendo em vista que o stress traz consigo o aparecimento de diversas doenças, como: obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Baseando-se nessas questões o presente projeto “NO STRESS – DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS”, foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente os educandos e a comunidade escolar nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Buscou-se dessa forma, oferecer aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, um maior conhecimento a respeito do tema e estimulá-los a levar esta problemática do STRESS e suas complicações à comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam o fato de os alunos sentirem-se parte integrante do ambiente escolar, sentirem-se sujeitos e não expectadores do processo de ensino-aprendizagem, assim são incentivados a sempre desenvolverem seu senso crítico e colaborador. Eles puderam perceber seu potencial e capacidade de interagir com a escola e com a comunidade e esse fato associa-se também à valorização humana e a transformação dos modos de relação dos seres humanos com o seu semelhante, princípios essenciais da educação para promoção da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, STRESS, DOENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_22_43_idinscrito_33293_8d4fd8d52b47c248d818a9c7a897cc3d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }