A MULTIDÃO NO CORDEL CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6816 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 336 "titulo" => "A MULTIDÃO NO CORDEL CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A cultura num contexto de multiplicidade (técnica, econômica, social) molda realidades cotidianas por meio de representações singulares e coletivasque oferecem critérios e referências para a condução da vida diária. Neste ensaio, nosso objetivo é verificarcomoa literatura de cordel, compreendida num tal contexto radicalmente contemporâneo que é tanto urbano quanto de multidão,pode contribuir para uma perspectiva pedagógica, na medida em que é uma das formas de resistência mais importantes de muitas minorias urbanas. Com isso queremos dizer que compreendemos o cordel inserido nos devires contemporâneos, sobretudo no espaço da cidade, como a produção dos muitos e de sua diversidade constitutiva e como a Escola pode ganhar muito com isso.Como embasamento teórico-metodológico, interessa-nos Bernard (2013), Gatti (2013)e Kenski (2008). Sobre literatura de cordel,temos Silva (2010), Beltrão (2001) eLuyten (1992). Para uma perspectiva sociocultural, nos embasamos em Martín-Barbero (2008),Glissant (2006) e Canclini (2008). Nossa hipótese de base é que o cordelna sala de aula, se compreendido neste contexto de multiplicidade, pode ser mediador de uma nova propostapedagógica, capaz de dar conta das singularidades da multidão, quase sempre excluídas ou silenciadas. É por isso que o cordel é uma das formaspotenciais das minorias brasileiras que se urbanizam, não sendo possível pensá-los em separado, Cordel/Cidade, Cordel/multidão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., ESPAçO DE MULTIDãO., O CORDEL EM SALA DE AULA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_07_2014_23_11_48_idinscrito_336_c6fb4f79a24f4cf70d4329e3c34a35cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6816 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 336 "titulo" => "A MULTIDÃO NO CORDEL CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A cultura num contexto de multiplicidade (técnica, econômica, social) molda realidades cotidianas por meio de representações singulares e coletivasque oferecem critérios e referências para a condução da vida diária. Neste ensaio, nosso objetivo é verificarcomoa literatura de cordel, compreendida num tal contexto radicalmente contemporâneo que é tanto urbano quanto de multidão,pode contribuir para uma perspectiva pedagógica, na medida em que é uma das formas de resistência mais importantes de muitas minorias urbanas. Com isso queremos dizer que compreendemos o cordel inserido nos devires contemporâneos, sobretudo no espaço da cidade, como a produção dos muitos e de sua diversidade constitutiva e como a Escola pode ganhar muito com isso.Como embasamento teórico-metodológico, interessa-nos Bernard (2013), Gatti (2013)e Kenski (2008). Sobre literatura de cordel,temos Silva (2010), Beltrão (2001) eLuyten (1992). Para uma perspectiva sociocultural, nos embasamos em Martín-Barbero (2008),Glissant (2006) e Canclini (2008). Nossa hipótese de base é que o cordelna sala de aula, se compreendido neste contexto de multiplicidade, pode ser mediador de uma nova propostapedagógica, capaz de dar conta das singularidades da multidão, quase sempre excluídas ou silenciadas. É por isso que o cordel é uma das formaspotenciais das minorias brasileiras que se urbanizam, não sendo possível pensá-los em separado, Cordel/Cidade, Cordel/multidão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., ESPAçO DE MULTIDãO., O CORDEL EM SALA DE AULA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_07_2014_23_11_48_idinscrito_336_c6fb4f79a24f4cf70d4329e3c34a35cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }