A LITERATURA DE CORDEL COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6803 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 988 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Introdução: No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações de âmbito nacional, demonstra que um grande número de alunos não compreende o que lêem, não estabelece relação entre as informações que recebe e a realidade que o cerca. O desafio da educação continua sendo o de tornar o aluno um leitor ativo. Objetivo: com o propósito de alterar esse cenário, objetivamos analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Metodologia: a presente pesquisa é fruto da inquietação, da busca de alternativas que auxiliem o professor na sua prática pedagógica. Nossa pesquisa está sendo desenvolvida na E.M.E.I.F. Tertuliano José da Silva – Lagoa Seca – PB com professores e alunos do 4º e 5º anos. Durante o desenvolvimento do nosso projeto utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa, procedimentos metodológicos como: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. Resultados: A leitura de cordel é uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, a diversidade cultural e a identidade. A partir das narrativas os alunos começam a reconhecer e interpretar sua experiência na vida real. A leitura adquire significados para a vida dos alunos, atende a seus interesses, falam de suas crenças, valores, prazeres. É um momento desejado pelas crianças. O folheto de cordel ajuda a desenvolver a competência leitora dos alunos e a linguagem oral e escrita dos mesmos, que ouvem com interesse, encanto e solicitam várias vezes a mesma história. Conclusão: Esperamos que nossos educandos continuem caminhando ativamente na busca do conhecimento e valorizando sua cultura e suas raízes. A literatura de cordel no ambiente escolar é uma rica oportunidade para o desenvolvimento da competência leitora do aluno. O professor ao fazer uso do cordel como prática social de leitura, ajudará o aluno a desenvolver-se socialmente, com chances igualitárias na sociedade, isto é, uma leitura atrelada à realidade e que estabelece diálogo entre os conteúdos escolares e o cotidiano do aluno. Dessa forma, a literatura de cordel atrai, motiva, apaixona, e, desperta interesse pela leitura. Sendo esta, um manancial de conhecimentos, que precisa ser mais explorado em nossas salas de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, SABERES POPULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_37_19_idinscrito_472_9ca3d4a415e14e73b26e17b31feeb7f8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6803 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 988 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Introdução: No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações de âmbito nacional, demonstra que um grande número de alunos não compreende o que lêem, não estabelece relação entre as informações que recebe e a realidade que o cerca. O desafio da educação continua sendo o de tornar o aluno um leitor ativo. Objetivo: com o propósito de alterar esse cenário, objetivamos analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Metodologia: a presente pesquisa é fruto da inquietação, da busca de alternativas que auxiliem o professor na sua prática pedagógica. Nossa pesquisa está sendo desenvolvida na E.M.E.I.F. Tertuliano José da Silva – Lagoa Seca – PB com professores e alunos do 4º e 5º anos. Durante o desenvolvimento do nosso projeto utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa, procedimentos metodológicos como: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. Resultados: A leitura de cordel é uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, a diversidade cultural e a identidade. A partir das narrativas os alunos começam a reconhecer e interpretar sua experiência na vida real. A leitura adquire significados para a vida dos alunos, atende a seus interesses, falam de suas crenças, valores, prazeres. É um momento desejado pelas crianças. O folheto de cordel ajuda a desenvolver a competência leitora dos alunos e a linguagem oral e escrita dos mesmos, que ouvem com interesse, encanto e solicitam várias vezes a mesma história. Conclusão: Esperamos que nossos educandos continuem caminhando ativamente na busca do conhecimento e valorizando sua cultura e suas raízes. A literatura de cordel no ambiente escolar é uma rica oportunidade para o desenvolvimento da competência leitora do aluno. O professor ao fazer uso do cordel como prática social de leitura, ajudará o aluno a desenvolver-se socialmente, com chances igualitárias na sociedade, isto é, uma leitura atrelada à realidade e que estabelece diálogo entre os conteúdos escolares e o cotidiano do aluno. Dessa forma, a literatura de cordel atrai, motiva, apaixona, e, desperta interesse pela leitura. Sendo esta, um manancial de conhecimentos, que precisa ser mais explorado em nossas salas de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, SABERES POPULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_37_19_idinscrito_472_9ca3d4a415e14e73b26e17b31feeb7f8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }