A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6802 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1635 "inscrito_id" => 4225 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação. CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CORDEL, DESENVOLVIMENTO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_53_17_idinscrito_4225_6fe3e4601764db08618e3a9759a2502e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MYRTHES HENRIQUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara.mhs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6802 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1635 "inscrito_id" => 4225 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação. CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CORDEL, DESENVOLVIMENTO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_53_17_idinscrito_4225_6fe3e4601764db08618e3a9759a2502e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MYRTHES HENRIQUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara.mhs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }