Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FOTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO POPULAR: A EXPOSIÇÃO DOS EXPOENTES DA EDUCAÇÃO NO VALE DO MAMANGUAPE.

Palavra-chaves: FOTOGRAFIA, MEMORIA, LEGADO Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo traz a utilização do recurso da fotografia na preservação da memoria e da historia no Projeto “Exposição dos Expoentes da Educação: Educadores Escolares e dos Movimentos Sociais, do Vale do Mamanguape” (PROBEX). Trata-se de prática educativa desenvolvida no Curso de Pedagogia, instituida pelo Grupo de Estudos em Educação Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS- CCAE-UFPB, coordenado pelo Profº Dr° Paulo Roberto Palhano Silva. Já foram realizadas 8 Exposições, sendo homenageados mais de 100 educadores que tiveram suas historias de vida e biografias registradas. Nessas práticas ficou nitido que a fotografia se constitue como grande aliada nesse processo educativo, pois se por um lado possibilita uma visibilidade que produz de imediato reconhecimento, registro, um relembrar, rememorar, ela traz em si um conteúdo, inclusive que pode contribuir para problematização e contextualização. O seu uso requer sistematização e na historia percebe-seque a utilização tem sido como elemento estetico para diversas finalidades: registrando fatos e acontecimentos da vida cotidiana, dentre outros. Esse artigo, ancora-se na praxiologia de “PIERRE BOURDIEU” e na Teoria Dialogica de “PAULO FREIRE”. Fotografia dos personagens que fazem a história educativa, foram valorizadas colaborando com a memoria e a história da educação escolar e dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape. A fotografia é instrumento historico e pedagogico, necessário aos prossos educativos. O que a exposição dos expoentes busca como objetivo é justamente essa transformação composta, pela edicação e pela comunidade, uma ligação capaz de modificar a forma de pensar e agir. Um povo sem memória, é um povo sem historia, sem identidade

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.