A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS
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É depositada na educação toda a confiança de formação para a liberdade e emancipação do sujeito. Compreendendo que é por meio da educação que o homem pode ser tornar um sujeito crítico, reflexivo e não alienado, este trabalho tem como objetivo compreender nas vozes de Adorno, Kant e Mésáros qual o ideal de educação para a emancipação na compreensão desenvolvida por cada um desses teóricos. Para esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo bibliográfica utilizamos o aporte teórico de Antunes (2012) que analisa a proposta de educação em Mészáros, Jaehn (2005) que desenvolve a concepção de educação para a emancipação em Adorno e Pinheiro (2007) que trata do ideário de Kant sobre a prática da liberdade na educação moral. Reconhecemos que é por meio da Educação que o homem se torna um sujeito livre, sendo que a liberdade possibilita a emancipação social, a participação ativa e autônoma do homem na sociedade. 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