FORMAÇÃO DOCENTE: REFLETINDO E RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DA PRÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1502 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: REFLETINDO E RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DA PRÁTICA" "resumo" => "A formação docente é uma questão que vem sendo discutida ao longo dos anos por inúmeros estudiosos (PIMENTA, 2003; SCHÖN, 1992), levando a perceber as situações conflituosas do ambiente da sala de aula. Com o intuito de melhor esclarecer esse estudo objetivou-se investigar os sentidos e os significados produzidos pelos professores da educação básica sobre a prática desenvolvida no cotidiano da sala de aula. A questão que direcionou essa pesquisa foi: quais os elementos que permeiam a prática docente e como eles se manifestam no espaço da sala de aula. Para esta comunicação fizemos um recorte e será apresentada somente a análise de 01(uma) professora, visto a importância dos aspectos presentes na observação da sua aula. Adotamos como aporte teórico Pimenta (2006), Imbernón (2010), Tardif (2002), Guedes (2006), dentre outros. Para o desenvolvimento do estudo fizemos uso da observação colaborativa (PAIVA, 2002). Portanto, a pesquisa contribuiu com a partícipe no sentido de compartilhar e refletir sobre os dilemas da prática docente, garantindo-lhe a possibilidade de sua ação-reflexão-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação docente, Observação colaborativa, Prática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "77f959f119f4fb2321e9ce801e2f5163.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LIMA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrilimamonteiro@hotmail." "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1502 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: REFLETINDO E RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DA PRÁTICA" "resumo" => "A formação docente é uma questão que vem sendo discutida ao longo dos anos por inúmeros estudiosos (PIMENTA, 2003; SCHÖN, 1992), levando a perceber as situações conflituosas do ambiente da sala de aula. Com o intuito de melhor esclarecer esse estudo objetivou-se investigar os sentidos e os significados produzidos pelos professores da educação básica sobre a prática desenvolvida no cotidiano da sala de aula. A questão que direcionou essa pesquisa foi: quais os elementos que permeiam a prática docente e como eles se manifestam no espaço da sala de aula. Para esta comunicação fizemos um recorte e será apresentada somente a análise de 01(uma) professora, visto a importância dos aspectos presentes na observação da sua aula. Adotamos como aporte teórico Pimenta (2006), Imbernón (2010), Tardif (2002), Guedes (2006), dentre outros. Para o desenvolvimento do estudo fizemos uso da observação colaborativa (PAIVA, 2002). Portanto, a pesquisa contribuiu com a partícipe no sentido de compartilhar e refletir sobre os dilemas da prática docente, garantindo-lhe a possibilidade de sua ação-reflexão-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação docente, Observação colaborativa, Prática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "77f959f119f4fb2321e9ce801e2f5163.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LIMA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrilimamonteiro@hotmail." "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }