O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil, e tem como finalidade a socialização dos resultados obtidos no decorrer da pesquisa intitulada “Análise de situações didático-pedagógicas junto a alunos com deficiência”, antes, faremos um resgate histórico acerca da perspectiva cooperativa-colaborativa, seguida de sua importância como recurso didático pedagógico para a inclusão de alunos com deficiência. A abordagem de pesquisa utilizada neste estudo é a pesquisa-intervenção colaborativa, que tem como pressuposto a noção de que os sujeitos nela envolvidos, pesquisadores do meio acadêmico e professora colaboradora da pesquisa, “compõem um grupo com objetivos e metas comuns, interessados em um problema que emerge num dado contexto, orientados por uma preocupação compartilhada entre os sujeitos que atuam, desempenhando papéis distintos, mas com unidade” (ANADON, 2000). Uma vez que a fase de categorização dos dados ainda encontra-se no processo de conclusão, é possível adiantar como resultado da pesquisa, que a perspectiva da aprendizagem cooperativa-colaborativa certamente é mais efetiva do que o trabalho puramente individual, e por isso traz uma grande contribuição para o envolvimento de alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas na sala de aula do ensino regular. Dessa forma, a partir dos resultados desta pesquisa, por sua vez “produtos” do processo de intervenção baseado na vertente da aprendizagem cooperativo-colaborativa, espera-se contribuir para a inserção dessas práticas pedagógicas, a fim de favorecer todos os alunos, em especial, aqueles com deficiência.