O CONHECIMENTO ELEMENTAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ALUNOS DOS NÍVEIS DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR FOI GARANTIDO COM A LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999, QUE ENFATIZA A NECESSIDADE E ESTABELECE SUA PRESENÇA OBRIGATÓRIA, DE FORMA ARTICULADA, EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS DA MATRIZ NACIONAL EM CARÁTER FORMAL E NÃO FORMAL. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É VERIFICAR O CUMPRIMENTO DAS DIRETRIZES ESTABELECIDAS EM LEI NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, CÂMPUS MOSSORÓ, ATRAVÉS DE CONSULTA E ANÁLISE EM TÍTULOS DE PROJETOS E OU AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO, DESENVOLVIDOS POR DOCENTES DO CURSO, ABORDANDO A TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA TRANSVERSAL. PARA TAL, É UTILIZADA A ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA POR MEIO DE CONSULTA DISPONIBILIZADO PELAS PRÓ-REITORIAS DOS ÚLTIMOS 3 ANOS. CONSTATOU-SE QUE OS PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO E PESQUISA NÃO CONTEMPLAM A TEMÁTICA DESSA PESQUISA. ASSIM CONCLUI-SE QUE O ASSUNTO DEVE SER MAIS DIFUNDIDO NA INSTITUIÇÃO E CURSOS, PARA QUE SEJA POSSÍVEL AS INFORMAÇÕES COM OS DOCENTES E QUE POSSAM TRABALHAR INCLUINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSVERSALMENTE EM SUAS DISCIPLINAS E PROJETOS. É IMPORTANTE QUE O CORPO DOCENTE POR MEIO DOS MECANISMOS INSTITUCIONAIS, COMO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE ATENTEM PARA A ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA, COM A FINALIDADE DE TORNAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA MAIS HOLÍSTICA E VOLTADA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA SOCIEDADE.