NÓBREGA, Marcelo Vieira Da. . I CONIMAS e III CONIDIS/2019 - Vol 2... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 606-623. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65065>. Acesso em: 22/12/2024 23:20
ESTE TRABALHO TRATA DO FORÇOSO PROCESSO DE ‘EMBRANQUECIMENTO’ A QUE FORAM SUBMETIDOS OS CANTADORES DE VIOLA NEGROS, NO NORDESTE BRASILEIRO – PROVOCADO POR TENDÊNCIA IDEOLÓGICA DE RAIZ ARIANISTA COMANDADA POR PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA BRASILEIRA NO LAPSO TEMPORAL LOCALIZADO ENTRE O FINAL DO SÉC. XIX E OS PRIMEIROS ANOS DO SÉC. XX. SOB CIRCUNSTÂNCIAS DE ESCRAVIDÃO, OS REPENTISTAS NEGROS SUBMETERAM-SE A AGONÍSTICO PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO FORÇADA, COM EFEITOS NAS SUAS PERFORMANCES. A PESQUISA, DE NATUREZA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, OBJETIVA IDENTIFICAR, A PARTIR DAS PRODUÇÕES POÉTICAS DE 03 CANTADORES NEGROS, OS PROCESSOS EMBRANQUECEDORES E HIBRIDIZANTES AOS QUAIS FORAM SUBMETIDOS TAIS SUJEITOS, COM BASE NA ANÁLISE DE SUAS PRODUÇÕES POÉTICAS. OS ESTUDOS DE CASCUDO (2005), ROMERO (1956; 1977), CELSO DE MAGALHÃES (1956), DENTRE OUTROS, SÃO RESPONSÁVEIS PELO FECHAMENTO À GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA DIÁSPORA AFRICANA, COM FORTES INFLUXOS ÁRABE-IBÉRICOS, NA PRODUÇÃO DE CANTADORES NEGROS. BHABA (2014) TRATA DA QUESTÃO DA HIBRIDIZAÇÃO ENQUANTO PROCESSO AGONÍSTICO. ADEMAIS, AUGOSTONI (2013) CONTRIBUI PARA AS CONCEPÇÕES DE DIÁSPORA AFRICANA. JÁ FREIRE (2015) E SOLER (1978) MENCIONAM A INFLUÊNCIA ÁRABE-IBÉRICA NA CANTORIA DE VIOLA, ENFRAQUECENDO A TEORIA EUROPEIA E MEDIEVAL DOMINANTE E JUSTIFICADORA DAS BASES DO NOSSO DESAFIO DE VIOLA. OS ESTUDOS DE CASCUDO (2005), LINHARES E BATISTA (1982) E SOBRINHO (1990) MENCIONAM AS PRODUÇÕES DOS SUJEITOS CANTADORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. SER ANALFABETO, NEGRO E REPENTISTA EM UMA SOCIEDADE ESCRAVAGISTA SERIA MOTIVO DE DEBOCHE, CENSURA E MARCA DE PRECONCEITO POR PARTE DO CÂNONE POÉTICO EMBRANQUECEDOR DA ÉPOCA.