CONSIDERANDO QUE A CRISE AMBIENTAL TEM PRESSIONADO PARA QUE AS ORGANIZAÇÕES MUDEM SUA FORMA DE ATUAÇÃO PARA SE MANTEREM COMPETITIVAS NO MERCADO, E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL APARECE COMO UM MEIO PARA AS ORGANIZAÇÕES SE ADAPTAREM AO “NOVO” MERCADO DE CONSUMIDORES PREOCUPADOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS, E SABENDO QUE A COOPERATIVA É UMA ORGANIZAÇÃO COM PARTICULARIDADES, PORÉM QUE ATUA NO MERCADO, DEVENDO SE PAUTAR EM ATIVIDADES QUE VISEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, OBJETIVA-SE ANALISAR A PERCEPÇÃO DE COOPERADOS SOBRE A GESTÃO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE UMA COOPERATIVA DE AGRICULTURA FAMILIAR. PARA TANTO, OPTAMOS PELA ABORDAGEM DESCRITIVA, UMA VEZ QUE ENTREVISTAMOS SETE COOPERADOS, POR MEIO DE UM ROTEIRO COMPOSTO POR 12 (DOZE) QUESITOS, EM UMA ESCALA TIPO CINCO PONTOS ENTRE CONCORDAR OU DISCORDAR TOTALMENTE, ELABORADO A PARTIR DOS INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E DE DOIS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO (QUINTO E SÉTIMO). DESTE MODO, OBSERVA-SE QUE EXISTIU UMA PERCEPÇÃO DESFAVORÁVEL DOS COOPERADOS EM RELAÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL DA COOPERATIVA, O QUE PERMITE CONCLUIR QUE A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA AMBIENTAL FORMAL E CLARA E DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO PODERIAM INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS NA COOPERATIVA.