AS QUESTÕES AMBIENTAIS PERPASSAM PELA ABORDAGEM DE DIVERSAS CIÊNCIAS, DENTRE ELAS A GEOGRAFIA. ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR, A MESMA APRESENTA EM SEU CURRÍCULO INÚMEROS CONTEÚDOS E TEMÁTICAS DE GRANDE RELEVÂNCIA, SENDO O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE UMA DAS MAIS IMPORTANTES. É DE GRANDE RELEVO PROCURAR COMPREENDER COMO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL É TRATADA NO ENSINO DA GEOGRAFIA, NOTADAMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO EM VISTA QUE O CONHECIMENTO ACERCA DE TEMÁTICAS DESSA NATUREZA SÃO DE EXTREMA VALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL. O TRABALHO EM TELA PROCUROU ANALISAR DE MANEIRA SUCINTA DE QUE FORMA A DIMENSÃO AMBIENTAL ESTÁ PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, DISCUTINDO QUESTÕES RELACIONADAS A TEORIAS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NO ENSINO DESTA DISCIPLINA, BEM COMO, EM SEU ESCOPO, BUSCOU APRESENTAR ALGUNS RELATOS ACERCA DE UM TRABALHO DE CAMPO VOLTADO PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALIADA A GEOGRAFIA, MORMENTE PARA O ESTUDO DA REGIÃO MAIS ÁRIDA DO PAÍS, TENDO COMO RECORTE ESPACIAL O ROTEIRO DEFINIDO COMO “SEMIÁRIDO, DAS SERRAS AO MAR”, COMPREENDIDO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE MARTINS – RN E ICAPUÍ – CE. A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO DEMONSTROU UMA PREOCUPAÇÃO MUITO NÍTIDA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM DESPERTAR UMA POSTURA CIDADÃ EM RELAÇÃO A TEMÁTICA AMBIENTAL, ABORDANDO SEMPRE O TEMA A PARTIR DE UM VIÉS SOCIAL, INTEGRANDO O SUJEITO A NATUREZA.