A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE SER UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO, ALEGRE, PARTICIPATIVO E TRANSFORMATIVO, QUE PERMITA AOS ENVOLVIDOS VER, PENSAR, SENTIR E AGIR SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PRECAUÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CORRESPONSABILIDADE. NESSA PERSPECTIVA, O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTIU EM REALIZAR ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NA PRÁXIS PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E CIDADÃ. CONSTATOU-SE QUE OS ESTUDANTES VIAM O MEIO AMBIENTE A PARTIR DE UMA VISÃO PURAMENTE PRESERVACIONISTA E SEM A PRESENÇA DO SER HUMANO. MAS, A PARTIR DE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS APLICADAS DE FORMA LÚDICA, CRIATIVA E DINÂMICA O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PESQUISADA FOI ALCANÇADO. OS ESTUDANTES PASSARAM A OBSERVAR SUA REALIDADE E O MEIO AMBIENTE, A PARTIR DE POSICIONAMENTOS CRÍTICO-REFLEXIVOS A RESPEITO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E DO COMPARTILHAMENTO DE SABERES PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIDADÃ. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS CONFIRMARAM A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE.