NESSE TRABALHO ANALISAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, NA CONSTRUÇÃO E/OU REELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ASTRONOMIA E NA FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO, SEGUNDO PRESSUPOSTOS DE GASTON BACHELARD. A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA COM16 ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE/MS. DURANTE AS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES LEVANTARAM HIPÓTESES A UM PROBLEMA PRESENTE EM UMA HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA, MANIPULARAM SIMULADORES E MOBILIZARAM CONHECIMENTOS DE ASTRONOMIA PARA TESTAR SUAS HIPÓTESES E DAR RESPOSTAS AO PROBLEMA. A PESQUISA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E, NA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BUSCAMOS IDENTIFICAR INDÍCIOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS QUE IMPEDEM A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO. PARA ISSO, TODAS AS FALAS E REGISTROS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS FORAM GRAVADOS E TRANSCRITOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ALUNOS INICIARAM A CONSTRUÇÃO DE ALGUNS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS À ASTRONOMIA, NO ENTANTO, TAMBÉM IDENTIFICAMOS ALGUNS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS QUE PODEM DIFICULTAR A APRENDIZAGEM, COMO O OBSTÁCULO VERBAL, A EXPERIÊNCIA PRIMEIRA, O ANIMISMO E O REALISMO. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS QUE A ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA ATIVIDADE IMPORTANTE PARA MINIMIZAR AS LIMITAÇÕES PRESENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.