A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR DETALHADAMENTE COMO O TANGRAM PODE AUXILIAR OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA MODALIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA, AS APLICAÇÕES OCORRERAM EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BARAÚNA – PB. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM TRÊS ALUNOS, SENDO ESSES ALUNOS DO 7º ANO E 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II QUE TINHAM DIAGNOSTICO DE TDAH. APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS DE MODO QUE ESSES ALUNOS DESENVOLVESSEM IDEIAS DE FORMAS GEOMÉTRICAS E DE FRAÇÕES. NESTAS ATIVIDADES PODEMOS NOTAR SE EXISTE ALGUMAS LACUNAS E DIFICULDADES APRESENTAS PELOS ALUNOS COM RELAÇÃO A ESSES CONTEÚDOS. AO OBSERVAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CHEGAMOS À CONCLUSÃO QUE O TANGRAM PODE SER UTILIZADO COM UMA FERRAMENTA DE ENSINO NA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH, POIS FEZ COM QUE ESSES ALUNOS PERMANECESSEM CONCENTRADOS POR MAIOR TEMPO DO QUE EM UMA AULA REGULAR DE MATEMÁTICA, UM MAIOR ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DESSES INTEGRANTES FAZENDO COM QUE AVESSE UMA TROCA DE EXPERIÊNCIA E APRENDIZADO DO CONTEÚDO.