O ENSINO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6451 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "O ENSINO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em escola pública do município de Lucrécia-RN. Interessa-nos observar as concepções de escrita que norteiam a prática da professora, quais as principais dificuldades encontradas no trabalho com a escrita e que metodologias ou propostas são utilizadas pela professora para procurar resolver os problemas encontrados cotidianamente. Como instrumentos metodológicos, adotamos a observação direta de aulas e a realização de entrevistas. O aporte teórico constituiu-se, basicamente, das proposições de Soek (2009), Soares (2003), Arroyo (1996) e Geraldi (1993). Os resultados apontam a necessidade da professora pesquisada repensar sua prática em sala de aula, verificando o material que utiliza, os textos que entrega para os alunos, o modo como encaminha a avaliação das produções, a atitude dos estudantes durante as atividades e, principalmente, o destino dado aos textos produzidos pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ESCRITA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTONS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_05_2014_13_20_30_idinscrito_89_bed3e1a72add5b9a4b7d28f31166a4cc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANANIAS SILVA" "autor_email" => "ananiasgpet@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6451 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "O ENSINO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em escola pública do município de Lucrécia-RN. Interessa-nos observar as concepções de escrita que norteiam a prática da professora, quais as principais dificuldades encontradas no trabalho com a escrita e que metodologias ou propostas são utilizadas pela professora para procurar resolver os problemas encontrados cotidianamente. Como instrumentos metodológicos, adotamos a observação direta de aulas e a realização de entrevistas. O aporte teórico constituiu-se, basicamente, das proposições de Soek (2009), Soares (2003), Arroyo (1996) e Geraldi (1993). Os resultados apontam a necessidade da professora pesquisada repensar sua prática em sala de aula, verificando o material que utiliza, os textos que entrega para os alunos, o modo como encaminha a avaliação das produções, a atitude dos estudantes durante as atividades e, principalmente, o destino dado aos textos produzidos pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ESCRITA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTONS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_05_2014_13_20_30_idinscrito_89_bed3e1a72add5b9a4b7d28f31166a4cc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANANIAS SILVA" "autor_email" => "ananiasgpet@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }