Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
0 of 0
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6356 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 1211 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento.O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas &a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_22_03_09_idinscrito_1211_d06e48ea5f2a48023e05a40c5c0a1366.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA DAYANE MAIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA SILVA" "autor_email" => "dayanesilvagostosa@hotmai" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6356 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 1211 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento.O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas &a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_22_03_09_idinscrito_1211_d06e48ea5f2a48023e05a40c5c0a1366.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA DAYANE MAIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA SILVA" "autor_email" => "dayanesilvagostosa@hotmai" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.