Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6356
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1211
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_22_03_09_idinscrito_1211_d06e48ea5f2a48023e05a40c5c0a1366.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA DAYANE MAIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA SILVA"
    "autor_email" => "dayanesilvagostosa@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN/CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6356
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1211
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA., LITERATURA., LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_22_03_09_idinscrito_1211_d06e48ea5f2a48023e05a40c5c0a1366.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA DAYANE MAIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA SILVA"
    "autor_email" => "dayanesilvagostosa@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN/CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, relacionadas às possibilidades do trabalho com a literatura no ensino de Língua Portuguesa, e sua relevância para a formação social dos alunos. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de leitura e sua importância, e de literatura e sua função. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no lócus do Estágio Supervisionado II, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros/ RN, mais precisamente na disciplina de Língua Portuguesa por meio de trabalho interdisciplinar. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que a literatura trabalhada como eixo norteador no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura, tendo em vista que essa, além de formativa, produz uma sensação de liberdade, no sentido de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.