Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: MATERIAIS CONCRETOS, MATEMÁTICA, PIBID Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64350
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS\r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL I
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENFATIZANDO PRINCIPALMENTE AS CONTRIBUIÇÕES ENCONTRADAS NESTE PROCESSO, REFOR?ANDO QUE O USO DOS MATERIAIS CONCRETOS BASEADO EM ATIVIDADES LÚDICAS PODE E DEVE SER UMA FERRAMENTA POSITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.. O MÉTODO UTILIZADO FOI O DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALIADA A EXPERIÊNCIA POR NÓS VIVENCIADA NESTES 1(UM) ANO E 3(TRÊS) MESES, NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO FERRAZ, SITUADA EM QUEIMADAS - PB. NA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, A PARTIR DA NOSSA VIVÊNCIA NO COTIDIANO NA ESCOLA ACIMA CITADA, MAIS ESPECIFICAMENTE NUMA TURMA DE 1º ANO, BEM COMO DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO DE CAPACITAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA ORGANIZADO PELAS COORDENAÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOS SUBPROJETOS DE PEDAGOGIA VERIFICAMOS COMO A MATEMÁTICA ? COMPLEXA PARA SER TRABALHADA, E TRABALH?-LA NOS ANOS INICIAIS CONFIGURA-SE COMO DESAFIO. E APÓS A PESQUISA, FOI CONCLUÍDO QUE COM O USO DO MATERIAL CONCRETO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE TORNA DE F?CIL COMPREENSÃO PARA OS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS CONCRETOS, MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID577_20102019224946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA SANDERLEYA JOVINO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA SANTOS"
    "autor_email" => "giovanna.gomess2103@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64350
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS\r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL I
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENFATIZANDO PRINCIPALMENTE AS CONTRIBUIÇÕES ENCONTRADAS NESTE PROCESSO, REFOR?ANDO QUE O USO DOS MATERIAIS CONCRETOS BASEADO EM ATIVIDADES LÚDICAS PODE E DEVE SER UMA FERRAMENTA POSITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.. O MÉTODO UTILIZADO FOI O DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALIADA A EXPERIÊNCIA POR NÓS VIVENCIADA NESTES 1(UM) ANO E 3(TRÊS) MESES, NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO FERRAZ, SITUADA EM QUEIMADAS - PB. NA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, A PARTIR DA NOSSA VIVÊNCIA NO COTIDIANO NA ESCOLA ACIMA CITADA, MAIS ESPECIFICAMENTE NUMA TURMA DE 1º ANO, BEM COMO DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO DE CAPACITAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA ORGANIZADO PELAS COORDENAÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOS SUBPROJETOS DE PEDAGOGIA VERIFICAMOS COMO A MATEMÁTICA ? COMPLEXA PARA SER TRABALHADA, E TRABALH?-LA NOS ANOS INICIAIS CONFIGURA-SE COMO DESAFIO. E APÓS A PESQUISA, FOI CONCLUÍDO QUE COM O USO DO MATERIAL CONCRETO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE TORNA DE F?CIL COMPREENSÃO PARA OS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS CONCRETOS, MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID577_20102019224946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA SANDERLEYA JOVINO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA SANTOS"
    "autor_email" => "giovanna.gomess2103@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENFATIZANDO PRINCIPALMENTE AS CONTRIBUIÇÕES ENCONTRADAS NESTE PROCESSO, REFOR?ANDO QUE O USO DOS MATERIAIS CONCRETOS BASEADO EM ATIVIDADES LÚDICAS PODE E DEVE SER UMA FERRAMENTA POSITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.. O MÉTODO UTILIZADO FOI O DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALIADA A EXPERIÊNCIA POR NÓS VIVENCIADA NESTES 1(UM) ANO E 3(TRÊS) MESES, NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO FERRAZ, SITUADA EM QUEIMADAS - PB. NA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, A PARTIR DA NOSSA VIVÊNCIA NO COTIDIANO NA ESCOLA ACIMA CITADA, MAIS ESPECIFICAMENTE NUMA TURMA DE 1º ANO, BEM COMO DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO DE CAPACITAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA ORGANIZADO PELAS COORDENAÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOS SUBPROJETOS DE PEDAGOGIA VERIFICAMOS COMO A MATEMÁTICA ? COMPLEXA PARA SER TRABALHADA, E TRABALH?-LA NOS ANOS INICIAIS CONFIGURA-SE COMO DESAFIO. E APÓS A PESQUISA, FOI CONCLUÍDO QUE COM O USO DO MATERIAL CONCRETO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE TORNA DE F?CIL COMPREENSÃO PARA OS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.