AGOSTINI, Nilo et al.. O desafio das tecnologias no processo avaliativo escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64293>. Acesso em: 05/11/2024 07:01
CONSTATAMOS QUE AS TECNOLOGIAS TÊM A POTENCIALIDADE DE MELHORIA DO RENDIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA. OBJETIVA-SE, NESSE TRABALHO, MOTIVAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA A DESENVOLVEREM HABILIDADES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. URGE QUE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PRIORIZEM ESSA TEMÁTICA. NECESSITA QUE A ESCOLA PROPORCIONE AOS PROFESSORES OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS ASSOCIADOS AO ENSINO E A APRENDIZAGEM. CITAMOS A “SALA MULTIMÍDIA” COM USO DA TELEVISÃO, NO QUAL OS ALUNOS PODERÃO ANALISAR CRITICAMENTE ALGUNS PROGRAMAS, SEMPRE ACOMPANHADO PELO PROFESSOR. SEGUIDAMENTE, REQUER QUE O PROFESSOR CONTE COM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA FINS DE PESQUISA CONECTADOS À INTERNET DE QUALIDADE. OS ALUNOS ENRIQUECERÃO OS TRABALHOS ESCOLARES, TORNANDO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR. OUTRO MOVIMENTO É A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA. PONTUAMOS A FASCINAÇÃO DESSE ARTEFATO DIGITAL NA VIDA DOS ALUNOS. TEM A POSSIBILIDADE DE FAZER VÍDEOS ALINHADOS AOS CONTEÚDOS CURRICULARES. É UM MÉTODO NO QUAL OS ALUNOS INTERAGEM E APRENDEM. ESSA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA PROPORCIONA AO PROFESSOR APRIMORAR O PROCESSO AVALIATIVO DIALÓGICO. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ESSA INVESTIGAÇÃO CONSTA DE ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS MEDIANTE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E QUESTIONÁRIO MISTO. A QUAL RESULTOU NA CONFIRMAÇÃO DE HIPÓTESES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.