IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60733 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 4022 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI" "resumo" => "SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, APENAS 5% DA POPULAÇÃO POSSUI ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. NO BRASIL, O CENSO ESCOLAR DE 2016 IDENTIFICOU SOMENTE 16 MIL SUPERDOTADOS, ISSO OCORRE PORQUE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO É COMPLEXO TANTO PELAS INÚMERAS CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES QUE OS SUPERDOTADOS PODEM APRESENTAR, QUANTO PELO NÚMERO REDUZIDO DE ESCOLAS QUALIFICADAS PARA ATENDÊ-LOS, PORTANTO ESSA PESQUISA BUSCA APRESENTAR A RELEVÂNCIA DO RECONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM AH, ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS À POTENCIALIZAR AS HABILIDADES DESSAS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA É CARACTERIZADA POR UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, NO QUAL A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA, COLABORADORA DA PESQUISA, EM SALA DE AULA, ONDE APRESENTARÁ ALGUMAS DESSAS CARACTERÍSTICAS, Á LUZ DAS TEORIAS DE VIRGOLIM (2007) E FLEITH (2007). CONSTATA-SE ENTÃO QUE A INTERVENÇÃO ESCOLAR FEITA DE FORMA EFICIENTE, OU SEJA, COM A PROMOÇÃO DO NÚMERO REDUZIDO DE ALUNOS POR SALA E EQUIPE PEDAGÓGICA QUALIFICADA, POR EXEMPLO, FAVORECE A IDENTIFICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E COGNITIVO DE UMA CRIANÇA SUPERDOTADA, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA MUDANÇAS E INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS AO FUTURO DA HUMANIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID4022_13092019103608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE RODRIGUES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JULIANE ANJOS" "autor_email" => "jujuanjos.jr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60733 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 4022 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI" "resumo" => "SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, APENAS 5% DA POPULAÇÃO POSSUI ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. NO BRASIL, O CENSO ESCOLAR DE 2016 IDENTIFICOU SOMENTE 16 MIL SUPERDOTADOS, ISSO OCORRE PORQUE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO É COMPLEXO TANTO PELAS INÚMERAS CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES QUE OS SUPERDOTADOS PODEM APRESENTAR, QUANTO PELO NÚMERO REDUZIDO DE ESCOLAS QUALIFICADAS PARA ATENDÊ-LOS, PORTANTO ESSA PESQUISA BUSCA APRESENTAR A RELEVÂNCIA DO RECONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM AH, ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS À POTENCIALIZAR AS HABILIDADES DESSAS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA É CARACTERIZADA POR UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, NO QUAL A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA, COLABORADORA DA PESQUISA, EM SALA DE AULA, ONDE APRESENTARÁ ALGUMAS DESSAS CARACTERÍSTICAS, Á LUZ DAS TEORIAS DE VIRGOLIM (2007) E FLEITH (2007). CONSTATA-SE ENTÃO QUE A INTERVENÇÃO ESCOLAR FEITA DE FORMA EFICIENTE, OU SEJA, COM A PROMOÇÃO DO NÚMERO REDUZIDO DE ALUNOS POR SALA E EQUIPE PEDAGÓGICA QUALIFICADA, POR EXEMPLO, FAVORECE A IDENTIFICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E COGNITIVO DE UMA CRIANÇA SUPERDOTADA, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA MUDANÇAS E INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS AO FUTURO DA HUMANIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID4022_13092019103608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE RODRIGUES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JULIANE ANJOS" "autor_email" => "jujuanjos.jr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }