A PRESENTE COMUNICAÇÃO OBJETIVA REALIZAR UMA LEITURA CRÍTICA DA CRÔNICA “LOS HIJOS DEL TATA BELZU”, PUBLICADA NO LIVRO LA MADONNA DE SORATA, DE EDSON HURTADO, UM ESCRITOR CONTEMPORÂNEO QUE, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM SE DEDICADO A UM PROJETO LITERÁRIO QUE NARRA AS REVOLUÇÕES SEXUAIS DE PERSONAGENS BOLIVIANOS MARGINAIS, COMO OS HOMOSSEXUAIS INDÍGENAS. PARA TANTO, O TEXTO ANALISADO NESTE ESTUDO NÃO SE ASSEMELHA A UMA CRÔNICA ESCRITA NOS MOLDES TRADICIONAIS. A PARTIR DA HISTÓRIA DE CARANAVI ALEJANDRO FERNÁNDEZ GUTIÉRREZ, UM AFROBOLIVIANO, HOMOSSEXUAL E POBRE, TEMOS UM NARRADOR HOMÔNIMO CHAMADO EDSON QUE, ALÉM DE CONTAR A HISTÓRIA DO AMIGO, ATUA COMO UM ENTREVISTADOR QUE DESVENDA MOMENTOS VIVIDOS PELO PERSONAGEM PROTAGONISTA EM TORNO DO RECONHECIMENTO DA SUA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL. ALÉM DISSO, A CRÔNICA TAMBÉM RECONSTRÓI A HISTORIA DA BOLÍVIA E DA POPULAÇÃO NEGRA A PARTIR DA ESCRAVIDÃO COMO TRAÇO DA CONQUISTA DA AMÉRICA LATINA. ASSIM, NOSSA LEITURA CONTEMPLA DOIS MOVIMENTOS DE ANÁLISE: I) COMO, EM GERAL, AS CRÔNICAS TRANSITAM PELOS LIMITES POROSOS ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO, NO TEXTO ANALISADO TEMOS, AINDA, A PRESENÇA DE ELEMENTOS AUTOFICCIONAIS (LEJEUNE, 2008), O QUE NOS PERMITE APROXIMAR A MENCIONADA CRÔNICA A UMA LITERATURA PÓS-AUTÔNOMA (LUDMER, 2007); II) POR OUTRO LADO, TAMBÉM NOS INTERESSA RELACIONAR A LITERATURA DE EDSON HURTADO A UM MOVIMENTO LATINO-AMERICANO DE RECONHECIMENTO DAS IDENTIDADES SEXUAIS NÃO-HEGEMÔNICAS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS.