O PRESENTE TRABALHO NOTICIA PESQUISA CUJO OBJETIVO É CONHECER COMO – E SE – LÉSBICAS APARECEM EM UM DETERMINADO CONJUNTO DE PESQUISAS SOBRE ENSINO SUPERIOR QUE ADOTEM A CATEGORIA GÊNERO. PARA EMPREENDER A ANÁLISE, NOS BASEAMOS NO CONCEITO DE HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA DE ADRIENNE RICH, ALÉM DOS TEXTOS DE AUDRE LORDE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OPRESSÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE, ETC. FUNDAMENTADAS NESTAS AUTORAS, EXPLORAMOS A URGÊNCIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA NO CAMPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES VIVIDAS POR MULHERES. PARA TANTO, LANÇAMOS MÃO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM 9 ANAIS DE CONGRESSOS, SENDO ELES AS ÚLTIMAS 3 EDIÇÕES DE 3 EVENTOS DE RELEVÂNCIA NACIONAL PARA A ÁREA: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO), SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO E SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO. FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE TRABALHOS SOBRE ENSINO SUPERIOR QUE CONSIDERAVAM GÊNERO EM SUAS ANÁLISES, RESULTANDO EM 145 ARTIGOS. FORAM CRIADAS 10 CATEGORIAS PARA ANÁLISE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE, AÇÕES NA UNIVERSIDADE, CURRÍCULO, ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, PERCEPÇÕES SOBRE GÊNERO, PRODUÇÃO ACADÊMICA, PROGRAMAS MULHERES NAS CIÊNCIAS, QUADRO DE DOCENTES, TRAJETÓRIAS DISCENTES E TRAJETÓRIAS DOCENTES. PARA ESTE TRABALHO, SELECIONAMOS A CATEGORIA AÇÕES NA UNIVERSIDADE, COM 16 TRABALHOS. DENTRO DESTA CATEGORIA, BUSCAMOS OS TRABALHOS EM QUE A PALAVRA LÉSBICA APARECIA, ATRAVÉS DA QUAL ENCONTRAMOS 8 TRABALHOS QUE ANALISAMOS NESTE ARTIGO.