ESTE ARTIGO PRETENDE CONTEXTUALIZAR A ENTRADA A MULHER NO MOVIMENTO ESCOTEIRO. TRATA-SE DE UM RECORTE DE OUTRA PESQUISA EM CURSO, SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO ESTABELECIDAS POR MEIO DA COEDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE UM GRUPO ESCOTEIRO NA CIDADE DO NATAL - RN. A CONTEXTUALIZAÇÃO APRESENTADA PARTE DA ANÁLISE DE TEXTOS E DOCUMENTOS QUE APRESENTAM MARCOS HISTÓRICOS DO ESCOTISMO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO UTILIZA AUTORES QUE DISCUTEM OS ESTUDOS CULTURAIS, O CURRÍCULO EM SUA VERTENTE PÓS-CRÍTICA E OS ESTUDOS FEMINISTAS E DE GÊNERO, PORÉM, ENFATIZANDO ESTES ÚLTIMOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM UMA GRADATIVA IMPLEMENTAÇÃO DE MULHERES NESTE MOVIMENTO INICIALMENTE MASCULINO, OBRIGANDO A ADAPTAÇÕES NO CURRÍCULO PROPOSTO INICIALMENTE DE FORMA A POSSIBILITAR ATIVIDADES MÚTUAS, SEM DISTINÇÃO DE GÊNERO.