AS RODOVIAS POSSIBILITAM A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA ENTRE AS REGIÕES DO PAÍS E PROPORCIONAM GRANDES BENEFÍCIOS A SOCIEDADE, SENDO UM DOS PRINCIPAIS SISTEMAS DE TRANSPORTES UTILIZADOS PARA O DESLOCAMENTO DE PESSOAS E BENS. PORTANTO, É IMPORTANTE QUE ESSA INFRAESTRUTURA SEJA MANTIDA DE FORMA ADEQUADA E SATISFATÓRIA, PARA QUE OS PROBLEMAS RELACIONADOS A ELA NÃO INTERFIRAM NOS CUSTOS OPERACIONAIS DOS VEÍCULOS, TAMPOUCO ELEVEM OS PREÇOS DOS SERVIÇOS E BENS COMERCIALIZADOS. DESTE MODO, ESTE ESTUDO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO AVALIAR AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO LIGANTE ASFÁLTICO MODIFICADO POR ADIÇÃO DE LIGNINA PROVENIENTE DO PINUS. FORAM REALIZADOS ENSAIOS DE PONTO DE AMOLECIMENTO, VISCOSIDADE E PENETRAÇÃO PARA O LIGANTE MODIFICADO COM LIGNINA NO TEOR DE 3%, ANTES E APÓS ENVELHECIMENTO. OBSERVOU-SE QUE A ADIÇÃO DE LIGNINA CONFERIU MAIOR RESISTÊNCIA E UMA TENDÊNCIA A MENOR DESGASTE COM O ENVELHECIMENTO.