A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGIU COMO UMA NOVA FORMA DE ENCARAR O PAPEL DO SER HUMANO NO MUNDO, BUSCANDO APRESENTAR POSTURAS DE INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM QUE CADA INDIVÍDUO É ESTIMULADO A EXERCITAR PLENAMENTE SUA CIDADANIA. TODA VIA, MUITAS DIFICULDADES E DESAFIOS SÃO ENCONTRADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS PÚBLICAS, POIS A MAIORIA DOS PROFESSORES ESTÁ CIENTE DAS RESPONSABILIDADES SOCIOEDUCATIVAS A ELES CONFIADAS, EXISTINDO CONSENSO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA TRANSVERSAL QUE É A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO ENTANTO, OBSERVA-SE UMA BARREIRA QUANTO À APLICAÇÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS A ESTE TEMA. NOSSO ESTUDO FOCA NA PROPOSTA DO USO DE INSTRUMENTOS AUDIOVISUAIS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA MARTINS DE SOUZA, QUE FUNCIONA DENTRO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (LADO OESTE) EM MOSSORÓ/RIO GRANDE DO NORTE, ONDE PROPOMOS UM PROJETO SOCIOEDUCATIVO PARA OS ALUNOS. AS VISITAS A ESCOLA ACONTECERAM NO ANO DE 2018, NO PERÍODO MATUTINO, ESPECIFICADAMENTE DE 07 H 00 MIN ÀS 11 H 00 MIN, HORÁRIO CEDIDO PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA. A INTERAÇÃO DO GRUPO DE ALUNOS COM O VÍDEO E A PALESTRA FOI SURPREENDENTE, O INTERESSE EM SABER MAIS E CONHECER MELHOR O ASSUNTO PROMOVEU UMA TROCA DE SABERES MUITO RELEVANTE. A CADA POSICIONAMENTO ABORDADO OS ALUNOS ASSOCIAVAM A ALGUMA PRÁTICA QUE COSTUMAVAM REALIZAR, FORMULANDO E EXPONDO OS SEUS PRÓPRIOS EXEMPLOS PARA A TURMA.