ESTE TRABALHO OBJETIVOU INSERIR NOVAS METODOLOGIAS, COMO O ENSINO EXPERIMENTAL E ATIVIDADES PRÁTICAS A FIM DE ANALISAR SE ESTAS FAVORECEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO AVALIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DE BOTÂNICA. TENDO EM VISTA QUE ESTA É UMA ÁREA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ESTUDANTES, MAS QUE POSSUI EXTREMA IMPORTÂNCIA, A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS-EXPERIMENTAIS PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INTEGRADORA, SENDO UM MECANISMO UTILIZADO PARA DEMONSTRAR A EXECUÇÃO DE VÁRIOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS, MORFOLÓGICOS, ENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; REALIZADO UM EXPERIMENTO RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO CARIOCA (PHASEOLUS VULGARIS) SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE
SALINIDADE; E A CONFECÇÃO DE UM MAPA MENTAL COM A FINALIDADE DE AVALIAR SE OS ESTUDANTES HAVIAM DE FATO APRENDIDO. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS POSSUEM UMA CERTA
DIFICULDADE NA ÁREA DE BOTÂNICA E APESAR DE NÃO TEREM TANTO CONTATO COM AS AULAS PRÁTICAS, ELES
APRESENTARAM INTERESSE NESSA METODOLOGIA E NO ENSINO DE BOTÂNICA. EM SUMA, APESAR DESSA
DIFICULDADE, ESTA METODOLOGIA AUXILIOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.