EM VÁRIAS PROPRIEDADES RURAIS OS AÇUDES E AS BARRAGENS TEM A FINALIDADE DE COMPORTAR ÁGUA PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS, PARA O CONSUMO DE ANIMAIS, ENTRE OUTROS.
DIANTE AOS CONSTANTES PROBLEMAS NO TOCANTE ÀS BARRAGENS DE MODO GERAL, PODEMOS PERCEBER QUE NÃO HÁ UM DEVIDO CUIDADO COM A QUALIDADE DO SOLO ONDE AS BARRAGENS E BARRAMENTOS SÃO ALOCADOS, BEM COMO OS SEUS MÉTODOS DE COMPACTAÇÃO E ADENSAMENTO.
UMA BARRAGEM DE TERRA É UMA ESTRUTURA CONSTRUÍDA EM SENTIDO GERALMENTE TRANSVERSAL AO FLUXO DE UM CURSO D’ÁGUA, DE TAL FORMA QUE PERMITA A FORMAÇÃO DE UM RESERVATÓRIO ARTIFICIAL. ESTE RESERVATÓRIO TERÁ A FINALIDADE DE COMPORTAR ÁGUA OU ELEVAR O NÍVEL DO CURSO D’ÁGUA. PODE SER CHAMADO DE AÇUDE, QUANDO NELE FOREM DEPOSITADAS APENAS AS ÁGUAS DAS CHUVAS (ÁGUAS PLUVIAIS) OU PODEM RECEBER O NOME DE REPRESAS, QUANDO SEUS RESERVATÓRIOS POSSUÍREM UM ABASTECIMENTO POR MEIO DE CÓRREGOS, RIACHOS OU RIOS.
TORNA-SE EVIDENTE O DESCASO E OS DECORRENTES PROBLEMAS ATRELADOS A ESTE TEMA QUANDO VEMOS QUE EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, NO BRASIL, HOUVE DOIS CASOS DE ACIDENTES DE PROPORÇÕES CATASTRÓFICAS ENVOLVENDO BARRAGENS. MESMO OS ACIDENTES TENDO OCORRIDO EM BARRAGENS DE GRANDE PORTE, É INTERESSANTE NOTAR QUE OS ACIDENTES SE DERAM PELA FALTA DE CUIDADOS COM ELEMENTOS BÁSICOS COMO, POR EXEMPLO, O NÍVEL DE SATURAÇÃO DO SOLO QUE COMPUNHA A BARRAGEM.
APESAR DE POSSUÍREM MENORES PROPORÇÕES, AS BARRAGENS QUE SERÃO ESTUDADAS PODEM APRESENTAR AS MESMAS DEFICIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS SOLOS E OUTRAS PARTICULARIDADES JÁ CITADAS.
TRAZENDO A PROPOSTA DE ESTUDO E A PROBLEMATIZAÇÃO À NOSSA REGIÃO GEOGRÁFICA, O FATO DE TERMOS PASSADO POR UM GRANDE PERÍODO DE ESTIAGEM, A FALTA DE CONHECIMENTO NA ÁREA E OUTROS FATORES ADVERSOS NOS PROPORCIONA UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE BARRAMENTOS FEITOS DE FORMA NÃO APROPRIADA E NÃO NORMATIZADA EM NOSSA CIDADE.