SOUZA, Ramon Araújo De et al.. Consumismo na era da pós-modernidade. Anais I CONIMAS e III CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63386>. Acesso em: 23/12/2024 02:09
COM AS MUDANÇAS TÉCNICAS E CIENTIFICAS QUE ACONTECERAM NAS DÉCADAS DE 50, 60 E 70 CARACTERIZOU-SE O PÓS-MODERNISMO, PERÍODO ONDE A ALIENAÇÃO PASSA A SE DISFARÇAR NOS DESEJOS MATERIAIS. SENDO ASSIM, A CLASSE PRODUTORA CRIA UM IDEAL DE TRABALHAR EM PROL DE SUPRIR SEUS ANSEIOS PESSOAIS, QUE JUNTO DA GLOBALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE DIFERENTES CULTURAS E COSTUMES, IDENTIDADES PASSAM TAMBÉM A SEREM VENDIDAS COMO UM RECONHECIMENTO PRÓPRIO OU FORMA DE REFORÇAR SEUS IDEAIS CULTURAIS OU CRENÇAS, SENDO QUE NA VERDADE SÃO TRANSFORMADOS SOMENTE EM PRODUTO. ENTÃO, COM A PASSAGEM DO MODERNISMO, PERÍODO DE SERVIÇO PRAGMÁTICO, NÃO SE DAVA MUITA ESCOLHA AOS OPERÁRIOS QUE PERMANECIAM NUMA MESMA CANSATIVA FUNÇÃO E QUE NÃO POSSUÍAM NENHUM PRIVILÉGIO PARA APROVEITAR SEUS DOS SEUS ESFORÇOS, O PÓS-MODERNISMO UTILIZA DE BENS MATERIAIS PARA CAMUFLAR OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS DE TODO AQUELE ESFORÇO, QUE VAI PARA UMA MINORIA, E ASSIM NÃO GERAR REVOLTAS.