ESSE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E PESQUISA DE MÉTODO MISTO ELABORADO A PARTIR DE DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A ESTUDANTES RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB, IMERSOS COMO BOLSISTAS E OUTROS COMO VOLUNTÁRIOS, A RESPEITO DE SUAS AULAS DE EXPERIMENTAÇÃO. O OBJETIVO É ANALISAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS RESIDENTES QUANTO A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO EM TURMAS DE 6º AO 9º ANO ABORDADAS NOS VARIADOS CONTEÚDO DO 1º AO 3º BIMESTRE NO QUAL OPTARAM PELA INSERÇÃO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS VISANDO DESPERTAR O MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS ENFRENTANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA REALIZAÇÃO DESSAS AULAS DIFERENCIADAS, DEVIDO AO ALTO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA E MAIS PRECISAMENTE PELA FALTA DE MATERIAIS E DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RESIDENTES SOLUCIONARAM TAIS DIFICULDADES CONSEGUINDO REALIZAR A PRÁTICA DAS EXPERIMENTAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS E ATÉ MESMO LEVANDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A SALA DE AULA, ALÉM DE UTILIZAR A CRIATIVIDADE PARA RECRIAR O ESPAÇO DA ESCOLA. NA ANÁLISE QUE É FEITA, A APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DESTACAM POSITIVAMENTE TAMBÉM PELO FATO DA MAIORIA DELAS, ALIMENTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E MUITAS APRESENTAR CUNHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CONHECIMENTO DESSAS ESTRATEGIAS DE ENSINO QUE PERMITEM UM ENSINO MAIS DINÂMICO E PRAZEROSO, SERVI DE APOIO, POSTERIORMENTE, NA PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE ATENDAM AS ESCOLAS PÚBLICAS E ESTIMULE NOVAS PESQUISAS.