ESTE TRABALHO DESCREVE SOBRE UMA ANÁLISE DIRECIONADA A SISTEMATIZAR CONTEÚDOS ENVOLVIDOS ACERCA DO TÁXON BILATERADO CYCLIOPHORA, POR MEIO DE MAPA CONCEITUAL (MC). O PERCURSO VIVENCIAL INCLUIU A BUSCA E ORGANIZAÇÃO DOS CONCEITOS AO EXPLICITAR: QUESTÃO FOCAL, CONCEITO CENTRAL (MAIS INCLUSIVO), DIVERSOS CONCEITOS MAIS ESPECÍFICOS, FORMAÇÃO DE PROPOSIÇÕES ENVOLVENDO VERBOS DE LIGAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MC PARA ASSIM ALCANÇAR NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE CONHECIMENTO. ENQUANTO EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UM MONITOR EM ESTÁGIO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, ABRANGEU INTERAÇÕES DE ORIENTAÇÃO COM PARTICIPANTE EM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DE ENTENDIMENTO SOBRE A TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL E DE MONTAGEM DE RELATO DE EXPERIÊNCIA. A AÇÃO PARTICIPATIVA COLABORATIVA COM ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PERMITIU REFLEXÕES DE APRENDIZAGEM E, POTENCIALIZA EXEMPLO A SER REPLICADO EM OUTROS MOMENTOS EM QUALQUER ÁREA DO CONHECIMENTO.