UM DOS PRIMEIROS PASSOS NA MUDANÇA DE POSTURAS É A POSSIBILIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO, QUE DEVE TER INÍCIO NOS PRIMEIROS ANOS DA VIDA ESCOLAR, QUE DEVE ALIAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA ÀS ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS DE VISITAS E AULAS TÉCNICAS. PARA CONTEXTUALIZAR PROBLEMAS AMBIENTAIS, COMO A POLUIÇÃO DO SOLO E DISCUTIR A ADOÇÃO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS É RELEVANTE POSSIBILITAR AOS EDUCANDOS MOMENTOS DE VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER BUSCADOS EM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS. A PRÁTICA DA COMPOSTAGEM É UMA ATIVIDADE SIMPLES QUE ESTIMULA O INTERESSE DOS ALUNOS, TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA, COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE. O TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR OS EFEITOS DAS ATIVIDADES AO AR LIVRE, EM AULA NO CAMPUS UNIVERSITARIO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA COM CRIANÇAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SUMÉ (PB). ALÉM DE PALESTRAS E EXIBIÇÃO DE VÍDEOS, FAZER A COMPOSTAGEM PERMITIU AOS ESCOLARES DIALOGAR SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE VIVENCIAM NO COTIDIANO E INTERAGIR COM OS MONITORES, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRIMORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CURRICULARES COM ÊNFASE NO SOLO.