AS ATIVIDADES PRÁTICAS SÃO UM EXCELENTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O EMPREGO DESTA ESTRATÉGIA FAVORECE TANTO O CARÁTER INVESTIGATIVO QUANTO A CAPACIDADE DE TOMADA DE DECISÃO, ALÉM DE COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, ESTES FATORES SÃO FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM AMBIENTE ESCOLAR COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE INICIALMENTE FOI APLICADA UMA PESQUISA DE OPINIÃO BUSCANDO IDENTIFICAR OS ASSUNTOS DE QUÍMICAS QUE DESPERTAM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS. EM SEGUIDA FORAM COLETADAS SUGESTÕES E REALIZADO O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS. OBSERVOU-SE QUE OS CONTEÚDOS COTIDIANOS SÃO PREFERENCIAS PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, CONTRIBUINDO PARA O MELHOR ENTENDIMENTO DOS MESMOS. NO ENTANTO, VERIFICOU-SE QUE RARAMENTE SE REALIZA AULAS EXPERIMENTAIS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA.